Search

Você pode gostar disso:

Especial

Inverno da Alma (“Winter’s Bone”, EUA, 2010)

Eu indico Winter’s Bone (EUA, 2010) Ree Dolly (Jennifer Lawrence),

coolcryingstar
Taxi Driver (EUA, 1976)
Especial

Taxi Driver (EUA, 1976)

Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Após comprar armas, ele articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente). Dirigido por Martin Scorsese.

angelmoney
Embriagado de amor (EUA, 2002)
Especial

Embriagado de amor (EUA, 2002)

Embora suscetível a ataques violentos, o empresário Barry Egan é um homem tímido que leva uma vida solitária e tranquila. No entanto, vários eventos ocorrem e mudam sua vida, como apaixonar-se por uma colega de trabalho da sua irmã, Lena Leonard. Porém, o romance é ameaçado quando Egan é vítima de um chantagista. Dirigido por Paul Thomas Anderson.

Faça uma viagem de cinema: Itália

Passando pela Itália tive a oportunidade de visitar alguns locais de filmes, inclusive um estúdio de cinema italiano! Aqui você vai saber os locais onde foram rodadas cenas de filmes em diferentes cidades e, com o GPS ativado, você chega em cada local com muita facilidade. Meu percurso passou por Roma, Florença, Arezzo, Cortona, Sirmione e Veneza. Segue um resumo para quem quiser seguir essa jornada quando for à Itália:

Roma:

Uma manhã ou tarde no estúdio de cinema Cinecittà é imprescindível. Você visita a parte externa com museus e amostras e ainda pode fazer um tour no estúdio em si.

A parte que não faz parte do tour possui algumas salas compondo uma espécie de museu do cinema italiano: imagens, figurino de personagens famosos (como a roupa utilizada por Anita Ekberg no filme La Dolce Vita), vídeos e réplicas de locais onde foram rodadas cenas de filmes (visitei o interior de um submarino e um cenário de faroeste, por exemplo).

Começando a visita pela área externa

Tinha uma máquina para você dublar a voz de Marcello Mastroianni numa cena de La Dolce Vita e uma de efeitos especiais na qual é gravada uma cena com você mesmo dentro do filme. Dependendo da época você confere algumas mostras.

Mostras, museu e simulações

Quanto ao tour, não deixe de fazer, vale a pena mesmo sem entender direito o guia falando em Italiano. Você acessa outros locais do estúdio como o cenário utilizado para filmar cenas representando a Roma antiga (no tempo de Júlio Cesar), a sala utilizada por diretores, a sala do som e do roteiro. Veja também o Teatro Nº 5 que é o maior estúdio cinematográfico da Europa e foi o preferido de Fellini.

Tour pelos estúdios Cinecittà

Ainda em Roma você pode pegar uma sessão de cinema ou simplesmente comparecer ao bairro Villa Borghese para conhecer a Casa del Cinema a Villa Borghese. É um cinema que fica num local bem bacana, uma região de parque com muitas árvores e espaço para caminhadas.

Chegando na Casa de Cinema da Villa Borghese

Então, uma visita tradicional à Fonte de Trevi que nos remete à cena de Sylvia e Marcello (Anita Ekberg e Marcello Mastroianni) num dos maiores filmes italianos: A Doce Vida (1960), de Federico Fellini. Vai ser difícil tirar uma foto sem aparecer outras pessoas, pois é um local muito visitado. Acho que eu fiz uma mágica para conseguir a foto abaixo…

Eu na Fontana di Trevi

Fellini é bem valorizado em Roma e uma dica de filme é Em Busca de Fellini (2017), o qual você pode conferir nossa resenha clicando neste link.

Região da Toscana:

São muitos locais de filmes e ficarei restrito aqui aos que visitei. Recomendo ficar hospedado em Florença porquê de lá fica fácil pegar trem para várias outras cidades da Toscana, você vai e retorna no mesmo dia. Já em Florença tivemos o filme Hannibal (2001) e uma foto na estátua do javali “Porcellino” (animal que representa a cidade) é comum. É fácil encontrar a A Fontana del Porcellino e foi ali que o ambicioso personagem Pazzi (Giancarlo Giannini) lavou suas mãos para se livrar do sangue.

Fontana del Porcellino, centro de Florença

Nas cidades menores da Toscana é bem legal visitar a Piazza Grande (Praça Grande) em Arezzo, do filme A Vida é Bela (1997) e a praça com a escada de pedra do filme Sob o Sol da Toscana (2003) que fica na belíssima cidade de Cortona. A cidade em si é um passeio imperdível.

Preparando postagem na Piazza della Republica, em Cortona (filme Sob o Sol da Toscana)

O melhor de tudo é que você consegue visitar a praça em Arezzo e dar um bom passeio em Cortona no mesmo dia, pela proximidade das cidades entre si.

Sirmione:

Nesta cidade peculiar que está fora dos roteiros tradicionais da Itália, além de contemplar o fabuloso Lago de Garda, o maior lago da Itália, você vai se recordar de cenas do filme “Me chame pelo seu nome” (2017), provavelmente do cenário mais bonito do filme. O que levou os personagens Elio e Oliver até lá foi a Grotte di Catullo, local arqueológico com ruínas de uma vila romana. É uma visita imperdível!

Veneza:

Aqui tivemos muitos, muitos filmes mesmo. Eu só tive um dia e meio na cidade e fui em busca de uma cena de Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), aquela na qual Indiana explora uma biblioteca em Veneza atrás de uma pista do Santo Graal. Ele acaba parando numa catacumba e saindo no meio desse local: Campo San Barnaba, ao lado da Igreja San Barnaba.

Campo San Barnaba, Veneza

A biblioteca no filme fica dentro da Igreja San Barnaba, mas as cenas na biblioteca foram gravadas em estúdio (a igreja não possui uma biblioteca, eu mesmo entrei para conferir).

Enfim, deixo vocês com o meu vídeo e a musiquinha de fundo do filme A Vida é Bela, bem na praça onde tivemos algumas cenas do filme na cidade de Arezzo. Espero que tenham gostado!

Tags Relacionadas A Vida é Bela, A Vida é Bela Arezzo, Cine Villa Borghese, Cinecittà, Cinecittà estúdio, Cinema Villa Borghese, estúdio cinema, estúdio cinema Cinecittà, filme A Doce Vida, filmes Arezzo, filmes Cortona, filmes Florença, filmes italianos, filmes Roma, filmes Sirmione, filmes Veneza, Fontana di Trevi, Fontana di Trevi filme, Hannibal Porcellino, Indiana Jones Veneza, itália viagem cinema, La Dolce Vita, Me chame pelo seu nome, Piazza Grande A Vida é Bela, viagem de cinema, viagem de cinema itália, viagem e cinema
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

Pouco dinheiro para ir ao cinema? Dicas para ter desconto!
Especial

Pouco dinheiro para ir ao cinema? Dicas para ter desconto!

Em tempos de crise, quem é viciado em cinema não necessariamente precisa reduzir a frequência para economizar grana. Nada de falsificar carteira ou comprovante de matrícula estudantil. Veja algumas formas de conseguir descontos nos cinemas sem gastar alto, todas dentro da legalidade.

Conheça o Cine Drive-in em Brasília
Especial

Conheça o Cine Drive-in em Brasília

Já viveu uma experiência de cinema de dentro do carro? Já viu na TV, Internet ou em cenas de filmes americanos um cinema a céu aberto no qual as pessoas assistem ao filme de dentro do seu próprio carro? Pois fique feliz sabendo que você pode viver essa experiência em Brasília!

Um livro de cinema: “Surpeendente!”, de Maurício Gomyde
Especial

Um livro de cinema: “Surpeendente!”, de Maurício Gomyde

Veja neste especial 5 motivos para você não deixar de ler! Quatro amigos fazem uma road trip até Pirenópolis, em Goiás, para produzir um filme. Pedro é o diretor, apaixonado por cinema e atormentado por um segredo que decide esconder dos amigos, ele está convencido de que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário

Seus dados estão seguros! Seu endereço de email não será publicado. E seus dados não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados como *