Search

Você pode gostar disso:

Cult Filmes Suspense Terror

Ondas do destino (Dinamarca, 1996)

Eu indico Breaking the Waves (Dinamarca, 1996) No norte da

cryingmoney
Hanami – Cerejeiras em Flor (Alemanha, 2008)
Cult Filmes Suspense Terror

Hanami – Cerejeiras em Flor (Alemanha, 2008)

Quando descobre que seu marido tem pouco tempo de vida, Trudi não sabe se deve contar a ele a verdade. Em vez disso, ela decide planejar com Rudi uma viagem, para que aproveitem bem estes últimos momentos juntos. Sonhando conhecer o Japão, país pelo qual é apaixonada, a mulher decide que este será o destino do casal, mas que antes eles irão até Berlim, para fazer uma última visita a seus dois filhos que moram lá. Dirigido por Doris Dörrie.

Cult Filmes Suspense Terror

Flores do Oriente (“Jin Líng Shí San Chai”)

Eu indico Flores do Oriente (China, 2011) Em meio à

confusedangrypunk

Rare Exports: a Christmas Tale (Finlândia, 2010)

Rare Exports: a Christmas Tale (Finlândia, 2010)

Durante escavações no Monte Korvatunturi (Finlândia), um ser estranho é descoberto congelado. Os responsáveis pelo achado identificam-no como o verdadeiro Papai Noel e tentam vendê-lo. Misteriosamente as crianças da cidade começam a desaparecer, junto com fogões e aquecedores. Além disso, são encontradas dezenas de renas mortas e mutiladas.

A verdadeira história de Papai Noel?

O diretor finlandês Jalmari Helander investe na ideia de que a verdadeira história de Papai Noel é um conto macabro. O filme beira ao terror e ao fantástico, tomando como base esse famoso personagem e sua versão sinistra, tendo origem no mito natalino do folclore pagão, mais antigo que a versão cristã e norte-americana (o bom velhinho). Existem lendas sombrias no folclore finlandês sobre Santa Claus: uma figura maligna com barbas e chifres que pune crianças desobedientes; uma espécie de bicho-papão. Numa das cenas do filme um garoto vê nos livros figuras com a entidade cruel e demoníaca chicoteando crianças ou afogando-as em caldeirões com água fervente. O filme também explora um pouco dos costumes locais, por exemplo quando são encontradas dezenas de renas mortas mutiladas, percebe-se a ameaça em desequilibrar a frágil economia local que depende desses animais para a subsistência. Tem cenas de aventura e o desfecho é de profunda ironia e humor negro, quando finalmente será explicado o título do filme (Exportações Raras).

Medo do Papai Noel:

Existem muitos filmes que retratam a figura maligna do Papai Noel, ao exemplo de Santa’s Slay (2005), Bad Santa (2003), Black Christmas (1974), Christmas Evil (1980), Silent Night, Deadly Night (1984), Jack Frost (1996), Don´t Open Till Christmas (1984), etc. Talvez a figura do bom velhinho tenha ficado monótona demais, mas uma coisa é certa: existem muitas crianças com pavor dessa figura. Encontrei esse divertido vídeo ao pesquisar sobre o assunto, uma seqüência de fotos com crianças desesperadas ao sentar no colo do Papai Noel: http://www.youtube.com/watch?v=Uj0NmQWDf74

O diretor e seu investimento no assunto:

Helander se inspirou em lembranças de sua infância para o tema e, antes de trabalhar no longa, dirigiu dois vídeos que fizeram sucesso em festivais especializados e viraram hits na internet: Rare Exports Inc. em 2003 e a continuação Rare Exports: The Official Safety Instructions em 2006. Como o filme é uma espécie de introdução para o surgimento da Rare Exports, sugiro deixar para assistir aos curtas somente após o longa. Seguem os curtas:
http://www.youtube.com/watch?v=Ei69bYwwCvc
http://www.youtube.com/watch?v=xkyqODDF-LU

__________________________________
Fontes: 
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/papai-noel-pode-matar-em-rare-exports
http://www.getro.com.br/2010/09/rare-exports/
http://cinegnose.blogspot.com/2011/12/papai-noel-vinga-se-do-cristianismo-no.html

Tags Relacionadas crítica, crítica Rare Exports, Exportações Raras, filmes natal, filmes papai noel, Jalmari Helander, Natal, Papai Noel, Rare Exports, resenha, resenha Rare Exports
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

moustachetonguemoney
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018)
Romance

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018)

Newt Scamander reencontra os queridos amigos Tina Goldstein, Queenie Goldstein e Jacob Kowalski. Ele é recrutado pelo seu antigo professor em Hogwarts, Alvo Dumbledore, para enfrentar o terrível bruxo das trevas Gellert Grindelwald, que escapou da custódia da Macusa (Congresso Mágico dos EUA) e reúne seguidores, dividindo o mundo entre seres de magos sangue puro e seres não-mágicos. Dirigido por David Yates e roteiro de J. K. Rowling.

tongueangrypunk
Corra! (“Get Out”, 2017)
Filmes

Corra! (“Get Out”, 2017)

Uma mistura dos melhores episódios de Black Mirror, Westworld e Além da Imaginação. Com o perdão da repetição, “corra” para ver! Chris (Daniel Kaluuya) é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador. Escrito e dirigido por Jordan Peele.

angelmoney
Embriagado de amor (EUA, 2002)
Filmes

Embriagado de amor (EUA, 2002)

Embora suscetível a ataques violentos, o empresário Barry Egan é um homem tímido que leva uma vida solitária e tranquila. No entanto, vários eventos ocorrem e mudam sua vida, como apaixonar-se por uma colega de trabalho da sua irmã, Lena Leonard. Porém, o romance é ameaçado quando Egan é vítima de um chantagista. Dirigido por Paul Thomas Anderson.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário

Seus dados estão seguros! Seu endereço de email não será publicado. E seus dados não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados como *