Search

Você pode gostar disso:

Cult Filmes Suspense Terror

O Atalante (França, 1934)

Eu indico L’Atalante (França, 1934) Jean (Jean Dasté), jovem capitão

cryingsecret
A Coleção Invisível (Brasil, 2012)
Cult Filmes Suspense Terror

A Coleção Invisível (Brasil, 2012)

A família de Beto (Wladimir Brichta) é dona de uma tradicional loja de antiguidades que está passando por uma crise financeira. Para tentar solucionar este problema ele se lança numa viagem até a cidade de Itajuípe, interior da Bahia, atrás de uma coleção raríssima de gravuras que foi adquirida há 30 anos por um antigo cliente, o colecionador Samir (Walmor Chagas). Entretanto, logo ao chegar Beto enfrenta uma forte resistência da esposa dele e de sua filha Saada (Ludmila Rosa). Dirigido por Bernard Attal.

Faça uma viagem de cinema: Califórnia
Cult Filmes Suspense Terror

Faça uma viagem de cinema: Califórnia

Você sabia que em São Francisco tem um restaurante italiano do Francis Ford Coppola? E que em Los Angeles existe a casa de Mcfly do filme De Volta Para o Futuro? Neste especial, percorremos parte da Califórnia e separamos várias dicas para você fazer uma viagem de cinema.

confusedangrypunk

Rare Exports: a Christmas Tale (Finlândia, 2010)

Rare Exports: a Christmas Tale (Finlândia, 2010)

Durante escavações no Monte Korvatunturi (Finlândia), um ser estranho é descoberto congelado. Os responsáveis pelo achado identificam-no como o verdadeiro Papai Noel e tentam vendê-lo. Misteriosamente as crianças da cidade começam a desaparecer, junto com fogões e aquecedores. Além disso, são encontradas dezenas de renas mortas e mutiladas.

A verdadeira história de Papai Noel?

O diretor finlandês Jalmari Helander investe na ideia de que a verdadeira história de Papai Noel é um conto macabro. O filme beira ao terror e ao fantástico, tomando como base esse famoso personagem e sua versão sinistra, tendo origem no mito natalino do folclore pagão, mais antigo que a versão cristã e norte-americana (o bom velhinho). Existem lendas sombrias no folclore finlandês sobre Santa Claus: uma figura maligna com barbas e chifres que pune crianças desobedientes; uma espécie de bicho-papão. Numa das cenas do filme um garoto vê nos livros figuras com a entidade cruel e demoníaca chicoteando crianças ou afogando-as em caldeirões com água fervente. O filme também explora um pouco dos costumes locais, por exemplo quando são encontradas dezenas de renas mortas mutiladas, percebe-se a ameaça em desequilibrar a frágil economia local que depende desses animais para a subsistência. Tem cenas de aventura e o desfecho é de profunda ironia e humor negro, quando finalmente será explicado o título do filme (Exportações Raras).

Medo do Papai Noel:

Existem muitos filmes que retratam a figura maligna do Papai Noel, ao exemplo de Santa’s Slay (2005), Bad Santa (2003), Black Christmas (1974), Christmas Evil (1980), Silent Night, Deadly Night (1984), Jack Frost (1996), Don´t Open Till Christmas (1984), etc. Talvez a figura do bom velhinho tenha ficado monótona demais, mas uma coisa é certa: existem muitas crianças com pavor dessa figura. Encontrei esse divertido vídeo ao pesquisar sobre o assunto, uma seqüência de fotos com crianças desesperadas ao sentar no colo do Papai Noel: http://www.youtube.com/watch?v=Uj0NmQWDf74

O diretor e seu investimento no assunto:

Helander se inspirou em lembranças de sua infância para o tema e, antes de trabalhar no longa, dirigiu dois vídeos que fizeram sucesso em festivais especializados e viraram hits na internet: Rare Exports Inc. em 2003 e a continuação Rare Exports: The Official Safety Instructions em 2006. Como o filme é uma espécie de introdução para o surgimento da Rare Exports, sugiro deixar para assistir aos curtas somente após o longa. Seguem os curtas:
http://www.youtube.com/watch?v=Ei69bYwwCvc
http://www.youtube.com/watch?v=xkyqODDF-LU

__________________________________
Fontes: 
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/papai-noel-pode-matar-em-rare-exports
http://www.getro.com.br/2010/09/rare-exports/
http://cinegnose.blogspot.com/2011/12/papai-noel-vinga-se-do-cristianismo-no.html

Tags Relacionadas crítica, crítica Rare Exports, Exportações Raras, filmes natal, filmes papai noel, Jalmari Helander, Natal, Papai Noel, Rare Exports, resenha, resenha Rare Exports
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

Filmes

Asas do Desejo (Alemanha / França, 1987)

Eu indico Der Himmel über Berlin (Alemanha / França, 1987)

cryingsecret
Super Nada
Filmes

Super Nada

São Paulo. Guto (Marat Descartes) é um artista de rua e aspirante a ator que sonha em um dia ser reconhecido pelo seu trabalho. Dedicado, ele pratica, se prepara e participa de todas as audições que pode, na espera de que um dia a sorte chegue. Ele admira Zeca (Jair Rodrigues), um comediante que trabalha na TV e é idolatrado por muita gente, apesar de estar com a carreira decadente. Os dois se encontram por acaso. O que será que o destino reserva para eles?

Filmes

O Alvo (Hard Target)

Eu indico Hard Target (EUA, 1993) Chance Boudreaux (Jean-Claude Van

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário

Seus dados estão seguros! Seu endereço de email não será publicado. E seus dados não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados como *