Search

Você pode gostar disso:

cryingsecret
Super Nada
Especial

Super Nada

São Paulo. Guto (Marat Descartes) é um artista de rua e aspirante a ator que sonha em um dia ser reconhecido pelo seu trabalho. Dedicado, ele pratica, se prepara e participa de todas as audições que pode, na espera de que um dia a sorte chegue. Ele admira Zeca (Jair Rodrigues), um comediante que trabalha na TV e é idolatrado por muita gente, apesar de estar com a carreira decadente. Os dois se encontram por acaso. O que será que o destino reserva para eles?

cryingtongue
A Cabana (2017)
Especial

A Cabana (2017)

Um homem vive atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas. Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai receber uma lição de vida. Dirigido por Stuart Hazeldine.

cryingmoney
Blue Valentine (“Namorados Para Sempre”)
Especial

Blue Valentine (“Namorados Para Sempre”)

Blue Valentine, traduzido no Brasil para “Namorados Para Sempre”, conta a história de Cindy e Dean, casados há algum tempo e com uma filha. O casal passa por um momento de crise, vendo o relacionamento ser desmanchado aos poucos. Dispostos a seguir em frente, os dois tentam superar os problemas, buscando no passado e no presente os motivos que o mantiveram unidos até este momento e os fizeram se apaixonar um pelo outro.

Um livro de cinema: “Surpeendente!”, de Maurício Gomyde

“O cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.”

Se isso for verdade, Maurício Gomyde já está fazendo a parte dele. O seu livro “Surpeendente!” é um romance que, entre outras coisas, fala sobre amizade, paixão, viagem, música e… cinema! Quatro amigos fazem uma road trip até Pirenópolis, em Goiás, para produzir um filme. Pedro é o diretor, apaixonado por cinema e atormentado por um segredo que decide esconder dos amigos, ele está convencido de que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Com uma sinopse dessas, qualquer pessoa que goste de filmes ou seja minimamente simpatizante do cinema não somente vai passar bons momentos de leitura como ainda vai se surpreender e emocionar com essa história. Não podemos deixar de experimentar e valorizar um livro nacional que faz um tributo ao cinema e ainda nos deixa com várias dicas de filmes. Eu, por exemplo, estava de férias fazendo uma viagem de cinema pela Itália e levei este livro como companhia para aqueles longos momentos de deslocamento, seja no aeroporto, avião ou viagem de trem. Imagine a minha sensação quando o livro, em uma de suas passagens mais importantes, cita o filme 8 1/2 de Fellini, grande cineasta italiano.

Imagine quando produzirem um filme baseado nesse livro! Estamos aguardando com muita ansiedade…

Deixo aqui 5 motivos para você não deixar de ler:

1) Basta a sinopse para saber que o cinema é um elemento forte do enredo e você acompanha uma viagem de 4 amigos enquanto eles produzem um filme com cuidado, mas também improviso e dedicação;

2) É uma ótima fonte de indicação de filmes para você aumentar sua lista, pois faz boas referências explícitas. No meu caso, só havia um filme que eu não conhecia e eliminei logo da lista quando terminei de ler: o forte roadmovie “Easy Rider” (Sem Destino, 1969);

3) Cada parte do livro ganha como introdução uma frase de um grande cineasta, como Charles Chaplin e Federico Fellini, frase que se conecta com as próximas passagens do livro;

4) É um grande livro de um escritor brasileiro, então vamos valorizar! Chegou a ter promoção e ser vendido por 5 reais a fim de alcançar mais pessoas. A história se passa toda na região de Goiás e você vai ficar com vontade de conhecer Pirenópolis e suas cachoeiras, além de apreciar a forma como o cinema pode transformar vidas em nosso país;

5) É um romance bem bonito, temos momentos tristes e alegres e deixa mensagens sobre a importância de ter um propósito e de verdadeiras amizades, a paixão pelo semelhante e pelo cinema ou por aquilo que você mais gosta. Para ter uma ideia do clima do livro, confira esse booktrailer, um Curta-metragem inspirado no romance:

“Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesmo a estrada sendo longa, já dizia o velho poeta: ‘Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como’.”

Tags Relacionadas cinema e livro, livro de cinema, livro e filme, livro sobre cinema, livro Surpeendente, Maurício Gomyde, Maurício Gomyde livro, Maurício Gomyde Surpeendente, Surpeendente livro, Surpeendente Maurício Gomyde, Surpeendente!
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

Museu do cinema em Nova York
Especial

Museu do cinema em Nova York

Você sabia que em Nova York existe um dos melhores museus do cinema? Em 2015, aproveitei a viagem para conhecer o Museum of the Moving Image, que fica no Queens. É o único museu nos Estados Unidos dedicado a “imagens em movimento”. Por isso, muitas exibições relacionadas a cinema pode ser vistas. Provavelmente é um dos melhores museus sobre cinema do mundo. Vejam algumas fotos que tirei no museu.

Cinco filmes para ver na semana santa: épicos, bíblicos, clássicos
Especial

Cinco filmes para ver na semana santa: épicos, bíblicos, clássicos

Às vésperas do feriado da semana santa, Eu & A Telona selecionou cinco filmes importantes. Alguns épicos, bíblicos e até clássicos, que podem preencher o seu final de semana santa de alegria, mesmo que você não seja religioso, cristão ou o que seja, afinal são grandes produções e podem agradar a maioria.

Visita privilegiada: sala de projeção Cinema do Museu em Salvador
Especial

Visita privilegiada: sala de projeção Cinema do Museu em Salvador

Em 2014 tive a oportunidade de visitar a sala de projeção do Cinema do Museu, aqui em Salvador, Bahia. Muito legal observar e tentar entender as explicações do projecionista sobre como funciona o projetor de 35mm. Veja mais detalhes.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário

Seus dados estão seguros! Seu endereço de email não será publicado. E seus dados não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados como *