Search

Você pode gostar disso:

Especial

Paixão a flor da pele (2004)

Eu indico Wicker Park (EUA, 2004) Matthew (Josh Hartnett) é

cryingstartonguesurprise
Infiltrado na Klan (EUA, 2018)
Especial

Infiltrado na Klan (EUA, 2018)

A começar pela resumo da trama e sabendo que a direção é de Spike Lee, podemos esperar o melhor possível: em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Especial

72 horas (“The Next Three Days”)

Eu indico 72 horas (EUA / França, 2010) John Brennan

Um livro de cinema: “Surpeendente!”, de Maurício Gomyde

“O cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.”

Se isso for verdade, Maurício Gomyde já está fazendo a parte dele. O seu livro “Surpeendente!” é um romance que, entre outras coisas, fala sobre amizade, paixão, viagem, música e… cinema! Quatro amigos fazem uma road trip até Pirenópolis, em Goiás, para produzir um filme. Pedro é o diretor, apaixonado por cinema e atormentado por um segredo que decide esconder dos amigos, ele está convencido de que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Com uma sinopse dessas, qualquer pessoa que goste de filmes ou seja minimamente simpatizante do cinema não somente vai passar bons momentos de leitura como ainda vai se surpreender e emocionar com essa história. Não podemos deixar de experimentar e valorizar um livro nacional que faz um tributo ao cinema e ainda nos deixa com várias dicas de filmes. Eu, por exemplo, estava de férias fazendo uma viagem de cinema pela Itália e levei este livro como companhia para aqueles longos momentos de deslocamento, seja no aeroporto, avião ou viagem de trem. Imagine a minha sensação quando o livro, em uma de suas passagens mais importantes, cita o filme 8 1/2 de Fellini, grande cineasta italiano.

Imagine quando produzirem um filme baseado nesse livro! Estamos aguardando com muita ansiedade…

Deixo aqui 5 motivos para você não deixar de ler:

1) Basta a sinopse para saber que o cinema é um elemento forte do enredo e você acompanha uma viagem de 4 amigos enquanto eles produzem um filme com cuidado, mas também improviso e dedicação;

2) É uma ótima fonte de indicação de filmes para você aumentar sua lista, pois faz boas referências explícitas. No meu caso, só havia um filme que eu não conhecia e eliminei logo da lista quando terminei de ler: o forte roadmovie “Easy Rider” (Sem Destino, 1969);

3) Cada parte do livro ganha como introdução uma frase de um grande cineasta, como Charles Chaplin e Federico Fellini, frase que se conecta com as próximas passagens do livro;

4) É um grande livro de um escritor brasileiro, então vamos valorizar! Chegou a ter promoção e ser vendido por 5 reais a fim de alcançar mais pessoas. A história se passa toda na região de Goiás e você vai ficar com vontade de conhecer Pirenópolis e suas cachoeiras, além de apreciar a forma como o cinema pode transformar vidas em nosso país;

5) É um romance bem bonito, temos momentos tristes e alegres e deixa mensagens sobre a importância de ter um propósito e de verdadeiras amizades, a paixão pelo semelhante e pelo cinema ou por aquilo que você mais gosta. Para ter uma ideia do clima do livro, confira esse booktrailer, um Curta-metragem inspirado no romance:

“Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesmo a estrada sendo longa, já dizia o velho poeta: ‘Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como’.”

Tags Relacionadas cinema e livro, livro de cinema, livro e filme, livro sobre cinema, livro Surpeendente, Maurício Gomyde, Maurício Gomyde livro, Maurício Gomyde Surpeendente, Surpeendente livro, Surpeendente Maurício Gomyde, Surpeendente!
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

Pouco dinheiro para ir ao cinema? Dicas para ter desconto!
Especial

Pouco dinheiro para ir ao cinema? Dicas para ter desconto!

Em tempos de crise, quem é viciado em cinema não necessariamente precisa reduzir a frequência para economizar grana. Nada de falsificar carteira ou comprovante de matrícula estudantil. Veja algumas formas de conseguir descontos nos cinemas sem gastar alto, todas dentro da legalidade.

Oscar Game!
Especial

Oscar Game!

Participe do nosso primeiro game online dedicado a premiação do Oscar realizado com um parceiro nosso! Basta assistir (ou não) aos filmes, cadastrar seu palpite, convidar os amigos, fazer a pipoca, cruzar os dedos e acompanhar a premiação.

Dica de livro: Tudo Sobre Cinema
Especial

Dica de livro: Tudo Sobre Cinema

Recomendo esse livro que tem me ajudado muito a imergir com profundidade no mundo cinematográfico: “Tudo Sobre Cinema”, editado por Philip Kemp e com o prefácio de Christopher Frayling.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário

Seus dados estão seguros! Seu endereço de email não será publicado. E seus dados não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados como *