Search

Você pode gostar disso:

Especial

Enter the void (França, 2009)

Eu indico Viagem alucinante (França, 2009) Óscar é um traficante

cryingsurprise
O Espião que Sabia Demais (2011)
Especial

O Espião que Sabia Demais (2011)

No final do período da Guerra Fria, George Smiley (Gary Oldman), um dos veteranos membros do Circus, divisão de elite do Serviço Secreto Inglês, é chamado para descobrir quem é o agente duplo que trabalhou durante anos também para os soviéticos. Todos são suspeitos, mas como também foram altamente treinados para dissimular e trabalhar em condições de extrema tensão, todo cuidado é pouco. George precisa indicar o espião e não pode errar. Dirigido por Tomas Alfredson.

laughingsurpriseangry
A Hard Day (Coreia do Sul, 2014)
Especial

A Hard Day (Coreia do Sul, 2014)

A trama acompanha o detetive Ko Gun-Soo que, ao voltar do funeral de sua mãe, atropela um homem em uma estrada escura. Em um momento de desespero, o policial oculta o crime e tenta esconder o corpo. A partir disso, o detetive vai passar por várias situações complicadas. Escrito e dirigido por Kim Seong-hoon.

Vestígios do cinema em Rio de Contas (Bahia)

Rio de Contas é a minha cidade preferida da Chapada Diamantina, que fica no coração da Bahia, localizada a 579 km de Salvador. Aproveitei a terceira vez que fui na cidade, São João de 2018, e procurei por espaços e coisas relacionadas com o cinema. E olha que encontrei duas coisas legais!

1 – Passagem de Walter Salles pela cidade: filmagem de Abril Despedaçado e depoimento do diretor sobre o fabuloso Zofir

A cidade foi cenário do filme Abril Despedaçado, dirigido pelo cineasta Walter Salles. Em 01 de Setembro de 2001, quando esteve por lá durante as filmagens, o cineasta encontrou o museu de Zofir, que reúne um acervo de peças surpreendentes, objetos feitos de outros objetos descartáveis. Negro, nascido em uma família carente de Ituaçu, Bahia, em 1926, Zofir Oliveira criou uma obra de um humor cáustico com as sobras dos objetos que encontrava. Assim, Walter Salles escreveu uma matéria chamada “O fabuloso Zofir” para a Folha de São Paulo. Tirei uma foto dessa matéria que está estampada no próprio museu.

Você também pode conferir a matéria neste link.

2 – O Espaço Imaginário

Cinema. Exposições. Música. O Espaço Imaginário propõe ao público a exibição de filmes gratuitos de difícil acesso, antigos ou contemporâneos. Geralmente as exibições são seguidas de debates, na sala Vermelha ou ao ar livre na fachada do próprio Espaço. Também é um pequeno museu para exposições e realiza apresentações de grupos musicais da região. Basicamente é um local para fomentar essas culturas, onde normalmente tudo é produzido de forma colaborativa para divulgar e difundir trabalhos independentes e alternativos.

Alguns festivais de cinema foram e serão realizados no local, como ocorreu em novembro de 2017 uma amostra do 13º Panorama Internacional Coisa de Cinema, em duas sessões gratuitas no Espaço Imaginário.

Cartaz para a chamada do festival em 2017

Confira o site do Espaço Imaginário neste link.

Após descobrir, apesar de somente na terceira vigem a Rio de Contas, esses vestígios do cinema, a cidade ficou ainda mais encantadora para mim, e percebi que podemos caçar e encontrar essas coisas de cinema em qualquer lugar do Brasil, como se tivéssemos procurando diamantes, como faziam os garimpeiros na região da Chapada Diamantina.

Sobre Rio de Contas:

Primeira cidade ‘planejada’ do Brasil, fundada em 1745. Tombada, estilo colonial, limpa, não cedeu a caprichos para agradar certos turistas, mantendo assim sua estrutura original e sua história. Indispensável para quem ama cidades históricas e a natureza da Chapada Diamantina, possui um clima agradável (muito frio no meio do ano).  Tem um fomento à cultura, como já pôde ser constatado anteriormente, além de muito artesanato. Possui festa de São João tradicional, fogueiras e enfeites e comidas, além da maior festa de Corpus Christi do Brasil.

Rio de Contas, Bahia. Centro histórico visto de cima.

Tags Relacionadas Abril Despedaçado, Chapada Diamantina, cinema Rio de Contas, Espaço Imaginário, fabuloso Zofir, filme Rio de Contas, Rio de Contas, viagem cinema, Walter Salles, Zofir
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

1 ano de blog
Especial

1 ano de blog

Neste mês de outubro de 2012 o meu blog faz 1 ano. Fico contente em ter cumprido a meta pessoal de postar 3 filmes por mês, não somente indicando, mas também pesquisando bastante para fazer uma postagem com conteúdo, incluindo - da forma mais clara que consegui - a minha visão sobre cada filme. Os filmes favoritos ficam marcados com o ícone da estrela e com o nome "FAVORITOS".

E o Oscar vai para…
Especial

E o Oscar vai para…

Primórdios do Oscar com algumas curiosidades e a relação com os filmes brasileiros, que na verdade é muito mais do que a maioria imagina, mesmo o Brasil não tendo conquistado nenhuma premiação principal.

Museu do cinema em Nova York
Especial

Museu do cinema em Nova York

Você sabia que em Nova York existe um dos melhores museus do cinema? Em 2015, aproveitei a viagem para conhecer o Museum of the Moving Image, que fica no Queens. É o único museu nos Estados Unidos dedicado a “imagens em movimento”. Por isso, muitas exibições relacionadas a cinema pode ser vistas. Provavelmente é um dos melhores museus sobre cinema do mundo. Vejam algumas fotos que tirei no museu.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário

Seus dados estão seguros! Seu endereço de email não será publicado. E seus dados não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados como *