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Não é segredo que o filme vem carregado de referências ao primeiro, eu senti uma revisitada à atmosfera do Hotel Overlook, o que deixou uma interessante característica de seguência com muita nostalgia. Por outro lado, um enredo insistindo na repetição de eventos – ocorridos em O Iluminado – estragou muito do mistério e do suspense. Em muitos momentos, percebemos o que está por vir.

É um filme acessível mesmo para não entendedores de King, pois um dos primeiros diálogos resume didaticamente o que significou os eventos no primeiro filme, um resumo qualificado do que ocorreu no hotel. Após essa preparação, vem uma interessante história com outras pessoas iluminadas além do Dan, expandindo esse universo onde todos temos um certo “brilho”, alguns mais conscientes do poder, mas poucos o tendo intensamente. A trama acrescenta um grupo denominado Verdadeiro Nó, que se alimenta de iluminados, liderado pela personagem de Rebecca Ferguson. A história é bem criativa e parece plausível – afinal, vem da cabeça de Stephen King.

Falando no mestre, lembremos que ele reprovou a versão cinematográfica de O Iluminado, comandada por Stanley Kubrick em 1980, por conter divergências com a obra. E agora, o diretor Mike Flanagan coloca Doutor Sono como uma continuação direta da versão de Kubrick. Não procurei saber se o escritor aprovou essa, mas afirmo que houve acerto em explorar bem os enfrentamentos atuais do personagem Dan, saindo do frio do Colorado onde fica o Hotel para encarar o calor atual onde ele vive, na Flórida, com suas batalhas. As batalhas mentais estão bem ilustradas em tela, é o ponto máximo do filme. De brinde, um elenco de destaque: Ewan McGregor misturando vulnerabilidade e maturidade; a garotinha Kyliegh Curran mostrando força e coragem, afinal ela é uma nova protagonista; e Rebecca Ferguson muito boa como uma vilã cruel e sedutora.

Algumas baixas no enredo incomodaram, como decisões com pouco sentido e desculpas para revisitar trechos do primeiro filme. É natural que uma sequência tenha referências, mas ficar muito na sombra de algo que foi muito bem recebido significa que não houve ousadia, parece que o diretor não quis arriscar ou então o roteiro não permitiu. De uma forma ou de outra, faltou ousadia. Uma discussão envolvendo post mortem pode dividir opiniões, mas ao menos justifica o título do filme e deixa sua frase de efeito “a gente continua a existir”.

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