Search

Você pode gostar disso:

coolcrying
Jesus de Nazaré (“Jesus of Nazareth”) – de Franco Zefirelli
Destaques Filmes Top 10

Jesus de Nazaré (“Jesus of Nazareth”) – de Franco Zefirelli

Franco Zefirelli dirige esse clássico que conta a história de Jesus desde sua humilde origem, como filho de Deus. Sua viagem inclui o Sermão no Montes das Oliveiras, as Tentações de Satanás, a escolha dos Doze Apóstolos, a Última Ceia, a Crucificação e a Ressurreição.

confusedangry
Lady Vingança (“Chinjeolhan geumjassi”)
Destaques Filmes Top 10

Lady Vingança (“Chinjeolhan geumjassi”)

Dirigido por Chan Wook Park, este é um dos filmes da Trilogia da Vingança. Geum-ja passou os últimos 13 anos na cadeia, devido ao cruel assassinato de um garoto de 7 anos. Durante esse período, ela planeja sua vingança contra o sujeito que a obrigou a assumir a culpa pelo crime.

Filmes rodados no interior de Minas Gerais (Ouro Preto e redondezas)
Destaques Filmes Top 10

Filmes rodados no interior de Minas Gerais (Ouro Preto e redondezas)

Em nossa última viagem, estivemos no interior de Minas Gerais, principalmente em Ouro Preto. Após conversa com guias locais e um pouco de pesquisa, felizmente descobrimos que alguns filmes foram rodados nessa região, filmes raros que mostram nossa história e cultura. Confiram!

happy

TOP 10 filmes lançados em 2023

Foram em torno de 40 filmes pré-selecionados aqui no blog e escolhi os 10 que me causaram as melhores emoções, assim como uma grande satisfação ao término da sessão. Vale filmes onde o ano de lançamento – com base na data registrada no IMDb – é 2023. Confirma nosso nosso TOP 10 filmes lançados em 2023.

Como resultado, vejam a preciosa lista abaixo!

1.Oppenheimer (EUA), de Christopher Nolan

Certamente uma experiência cinematográfica inovadora, grandiosa. Remete ao estilo de alguns filmes antigos, priorizando o diálogo. Nolan impacta ao aprofundar a relação do famoso físico com um projeto tão impactante para a humanidade. É um filme com muitas qualidades e felizes àqueles que viram na telona, principalmente numa sala iMax. Agora já pode ser visto em várias plataformas.

2. Monster (Japão), de Hirokazu Koreeda

A melhor montagem do ano e vencedor de melhor roteiro no último Festival de Cannes. Sobretudo um filme que é magicamente redefinido a cada momento, especialmente por conta das revelações. Lidando com importantes temáticas do momento, faz o sentimento do espectador dar alguns giros. Na minha visão, sem dúvida este deveria ser o representante do Japão para o Oscar, porém foi ofuscado pela histeria diante de Vidas Passadas (Celine Song). Passou em poucos cinemas no Brasil e ainda não está disponível para a TV.

TOP 10 filmes lançados em 2023: Monster

3. When Evil Lurks (Argentina), de Demián Rugna

A Argentina entrega o melhor terror do ano. Escrito e dirigido por Demián Rugna que já havia mostrado seu talento para o horror com o interessante Aterrorizados (2017). Traduzido como O Mal Que Nos Habita, é carregado de violência e bastante movimentado, quase todo em tempo real e sem dar sossego algum para os personagens e para nós, meros espectadores. Fundamental para ver com a galera que gosta de um ótimo filme do gênero. Chegou recentemente aos cinemas nacionais.

TOP 10 filmes lançados em 2023: When evil lurks

4. John Wick 4: Baba Yaga (EUA) de Chad Stahelski

Da mesma forma que John Wick 3: Parabellum foi o melhor de ação do ano passado, temos este novo episódio como um dos melhores do gênero. Com uma longa duração – quase 3 horas – vieram mais cenas longas e belíssimas de ação, levando a franquia e o ator (Keanu Reeves) ao seu ápice. Mais uma vez dirigido por Chad Stahelski, com certeza um diretor que sabe valorizar cenas com tomadas longas de ação e exigir bem de Keanu Reeves. Ademais, um final inesperado e com aberturas interessantes. Confirma nossa resenha aqui e (re)veja o filme no Prime Video.

5. Assassinos da Lua das Flores (EUA), de Martin Scorsese

Um dos mais necessários para o momento. Com efeito de mostrar verdades ao público e agradar com a qualidade técnica, o resultado é primoroso. Lily Gladstone está imbatível em sua atuação, com toda a certeza a melhor do ano. Scorsese conduz um elenco gigante de forma precisa e os personagens vão relevando sua índole a medida que a história vai avançando. Apesar da longa duração do filme, o tempo passa rápido e suave. Veja na Apple TV+.

6. Sisu (Finlândia), de Jalmari Helander

Um filme de ação equiparado a John Wick. Sobretudo, violento e frenético, agradando a qualquer pessoa que esteja procurando um ótimo filme de ação com um personagem forte. A fotografia destaca cenários que mudam da beleza do norte da Finlândia para as zonas devastadas pela guerra. O personagem de poucas palavras, interpretado por Jorma Tommila, dá um show contra um grupo de nazistas. Ele e o diretor já haviam trabalhado juntos no fabuloso Rare Exports (2010), meu preferido de Natal com terror. A boa notícia é que está disponível na HBO Max.

TOP 10 filmes lançados em 2023: Sisu

7. Godzilla Minus One (Japão), de Takashi Yamazaki

Um dos melhores filmes de monstro de todos os tempos, um surto de alegria ao Japão que mantem este como a maior bilheteria das últimas semanas no país. Doravante, um exemplo que tentará ser copiado por outros. Ao inserir o monstro num Japão devastado após o término da Segunda Guerra Mundial e acompanhar cidadãos comuns se reerguendo quando seus monstros, o resultado é impressionante. Além de ser um ótimo contraponto a Oppenheimer, que não mostrou o ponto de vista dos japoneses. Muito legal ter recebido a indicação ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais, afinal é um filme visualmente impecável especialmente em suas cenas de destruição.

8. Barbie (EUA), de Greta Gerwig

Greta Gerwig está cada vez mais sensacional como cineasta e eu acompanho a mesma desde que ela fez o papel principal no maravilhoso Frances Ha (2012). Ela aponta questões feministas e discute diversidade, conseguindo ir da surreal e colorida Barbieland para o nosso problemático mundo real. Inegavelmente divertido e inspirador. Torço para que ela leve, um dia, o Oscar de melhor direção. Veja na HBO Max.

9. O Homem Cordial (Brasil), de Iberê Carvalho

Certamente seria minha escolha para representar o Brasil no Oscar. Contudo, a pandemia segurou a estreia do filme nas salas cinemas, que já havia sido exibido há quase 5 anos atrás, no 47° Festival de Gramado, onde levou o prêmio de melhor ator para Paulo Miklos, ex-vocalista dos Titãs que protagoniza o filme brilhantemente. Além disso, levou como Melhor Filme e Melhor Ator no Barcelona Indie Filmakers Festival. Após um vídeo viralizar na Internet, Aurélio (Paulo Miklos) passa a ser responsabilizado pela morte de um policial e precisa enfrentar uma onda de indignação popular. Capturado pelo olhar de estranhos que assistem ao caso e a seus desdobramentos através das redes sociais, ele é julgado sem muito filtro e perseguido. Disponível nas plataformas para aluguel.

TOP 10 filmes lançados em 2023: O homem cordial

10. Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes (EUA), de John Francis Daley e Jonathan M. Goldstein

Para o último da lista TOP 10 filmes lançados em 2023, destaco este que é pura diversão e nostalgia, com um elenco despretensioso e bacana. Transformar o RPG de mesa Dungeons & Dragons em um filme com certeza é um grande desafio. Surpreendentemente, estamos diante de um dos filmes de ação e fantasia mais legais para se assistir. Se tiver continuação, estarei nos cinemas na pré-estreia.

Assim concluímos nosso TOP 10 filmes lançados em 2023. Considero um privilégio ter visto 9 deles numa sala de cinema.

Abaixo resenha que publiquei do filme O Homem Cordial, após o Festival de Cinema de Gramado em 2019. O filme foi lançado nos cinemas apenas no ano passado:

O Homem Cordial (Brasil, 2019): a cordialidade mandou lembranças!

Ademais, relembre nosso TOP 10 de 2022:

TOP 10 filmes lançados em 2022

 

Tags Relacionadas filmes 2023, lista filmes 2023, melhores 2023, top 10 filmes, top 10 filmes indico, top10
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

Filmes

L’Apollonide: Os Amores da Casa de Tolerância

Eu indico L’Apollonide: Souvenirs de la Maison Close (França, 2011)

laughingangelcryingtongue
Feito na América (EUA, 2017)
Comédia

Feito na América (EUA, 2017)

Essa é uma história real, uma incrível história real das aventuras de um piloto americano experiente que, durante os anos 80, acabou transportando drogas e armas para o cartel de Medellín e, recrutado pela CIA, tornou-se agente duplo. Barry Seal (bem interpretado por Tom Cruise) conta sua própria história para uma câmera e não se importa em ficar justificando suas escolhas, o que torna a situação curiosa e interessante. Ele mesmo diz de cara: “Às vezes eu tomo decisões sem pensar”. Dirigido por Doug Liman.

moustachesecret
Proteção: filme nacional chegando… sobre epidemia
Nacional

Proteção: filme nacional chegando… sobre epidemia

O filme nacional Proteção, impactado pelo atual cenário de pandemia, é uma ficção científica que discorre justamente sobre uma epidemia... uma epidemia intitulada como a "peste branca". Promete render boas discussões ao jogar o espectador num dilema: "Você entregaria a cura para salvar a vida do seu inimigo?". Roteiro e direção de Alberto Sena.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário