Search

Você pode gostar disso:

Especial

Viver (“Ikiru”, Japão, 1952)

Eu indico Ikiru (Japão, 1952) Kanji Watanabe, um idoso burocrata

laughingmoustachetongueangry
O Predador (2018)
Especial

O Predador (2018)

Um menino encontra o equipamento de um Predador e acidentalmente dispara um alerta que os traz de volta à Terra. Os caçadores mais letais do universo se atualizaram geneticamente com DNA de outras espécies alienígenas e apenas um grupo de ex-soldados, junto com uma professora de ciências descontente, pode parar os caçadores antes que todos se tornem suas presas. Dirigido por Shane Black.

Especial

Um dia, um gato (Checoslováquia, 1963)

Eu indico Az prijde kocour (Checoslováquia, 1963) Um contador de

Um livro de cinema: “Surpeendente!”, de Maurício Gomyde

“O cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.”

Se isso for verdade, Maurício Gomyde já está fazendo a parte dele. O seu livro “Surpeendente!” é um romance que, entre outras coisas, fala sobre amizade, paixão, viagem, música e… cinema! Quatro amigos fazem uma road trip até Pirenópolis, em Goiás, para produzir um filme. Pedro é o diretor, apaixonado por cinema e atormentado por um segredo que decide esconder dos amigos, ele está convencido de que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Com uma sinopse dessas, qualquer pessoa que goste de filmes ou seja minimamente simpatizante do cinema não somente vai passar bons momentos de leitura como ainda vai se surpreender e emocionar com essa história. Não podemos deixar de experimentar e valorizar um livro nacional que faz um tributo ao cinema e ainda nos deixa com várias dicas de filmes. Eu, por exemplo, estava de férias fazendo uma viagem de cinema pela Itália e levei este livro como companhia para aqueles longos momentos de deslocamento, seja no aeroporto, avião ou viagem de trem. Imagine a minha sensação quando o livro, em uma de suas passagens mais importantes, cita o filme 8 1/2 de Fellini, grande cineasta italiano.

Imagine quando produzirem um filme baseado nesse livro! Estamos aguardando com muita ansiedade…

Deixo aqui 5 motivos para você não deixar de ler:

1) Basta a sinopse para saber que o cinema é um elemento forte do enredo e você acompanha uma viagem de 4 amigos enquanto eles produzem um filme com cuidado, mas também improviso e dedicação;

2) É uma ótima fonte de indicação de filmes para você aumentar sua lista, pois faz boas referências explícitas. No meu caso, só havia um filme que eu não conhecia e eliminei logo da lista quando terminei de ler: o forte roadmovie “Easy Rider” (Sem Destino, 1969);

3) Cada parte do livro ganha como introdução uma frase de um grande cineasta, como Charles Chaplin e Federico Fellini, frase que se conecta com as próximas passagens do livro;

4) É um grande livro de um escritor brasileiro, então vamos valorizar! Chegou a ter promoção e ser vendido por 5 reais a fim de alcançar mais pessoas. A história se passa toda na região de Goiás e você vai ficar com vontade de conhecer Pirenópolis e suas cachoeiras, além de apreciar a forma como o cinema pode transformar vidas em nosso país;

5) É um romance bem bonito, temos momentos tristes e alegres e deixa mensagens sobre a importância de ter um propósito e de verdadeiras amizades, a paixão pelo semelhante e pelo cinema ou por aquilo que você mais gosta. Para ter uma ideia do clima do livro, confira esse booktrailer, um Curta-metragem inspirado no romance:

“Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesmo a estrada sendo longa, já dizia o velho poeta: ‘Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como’.”

Tags Relacionadas cinema e livro, livro de cinema, livro e filme, livro sobre cinema, livro Surpeendente, Maurício Gomyde, Maurício Gomyde livro, Maurício Gomyde Surpeendente, Surpeendente livro, Surpeendente Maurício Gomyde, Surpeendente!
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

Visita privilegiada: sala de projeção Cinema do Museu em Salvador
Especial

Visita privilegiada: sala de projeção Cinema do Museu em Salvador

Em 2014 tive a oportunidade de visitar a sala de projeção do Cinema do Museu, aqui em Salvador, Bahia. Muito legal observar e tentar entender as explicações do projecionista sobre como funciona o projetor de 35mm. Veja mais detalhes.

Cineclube Fruto do Mato
Especial

Cineclube Fruto do Mato

Você sabia que exite um cineclube voltado para o cinema baiano, onde filmes premiados começaram a ser exibidos desde fevereiro deste ano de 2017, na cidade de Lençóis, Chapada Diamantina, bem no coração da Bahia?

laughingtonguesecret
Sayonara: curta nacional de Chris Tex e sua carreira
Nacional

Sayonara: curta nacional de Chris Tex e sua carreira

O trabalho mais recente do Chris Tex demonstra vanguardismo e amplifica a aceitação de produções cinematográficas brasileiras atípicas, tanto no âmbito do cinema nacional quanto internacional. O curta de ficção Sayonara entrega mistério, ação, suspense e discute xenofobia e violência. Sendo assim, vamos discorrer mais a respeito de Sayonara, curta nacional de Chris Tex e o início de sua carreira internacional.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário