Viver (“Ikiru”, Japão, 1952)
Eu indico Ikiru (Japão, 1952) Kanji Watanabe, um idoso burocrata
Eu indico Ikiru (Japão, 1952) Kanji Watanabe, um idoso burocrata
Os adultos de hoje lembram facilmente dos desenhos do Pica-Pau. O personagem foi criado em 1940 pelo artista Walt Lantz, tendo muitas animações produzidas pelo estúdio do próprio artista e distribuídas pela Universal Pictures. É o personagem pássaro de desenho animado mais famoso do mundo. Agora, anos depois do sucesso do desenho, resolveram fazer um filme live-action misturado com animação gráfica, para mostrar esse personagem peculiar. Dirigido por Alex Zamm e escrito por Dave Krinsky e John Altschuler.
Um Lugar Silencioso é um filme de terror que se sustenta tanto no suspense psicológico (algo que percebemos de cara ao ver o trailer) quanto nas boas cenas de susto que são apresentadas. Mas o conteúdo de destaque está na metáfora que exprime. São apenas 90 minutos de duração, mas prepare-se para ficar incomodado quase o filme inteiro, já que este ficou na linha dos filmes curtos e ótimos. Dirigido por John Krasinski.
Rare Exports: a Christmas Tale (Finlândia, 2010)
Durante escavações no Monte Korvatunturi (Finlândia), um ser estranho é descoberto congelado. Os responsáveis pelo achado identificam-no como o verdadeiro Papai Noel e tentam vendê-lo. Misteriosamente as crianças da cidade começam a desaparecer, junto com fogões e aquecedores. Além disso, são encontradas dezenas de renas mortas e mutiladas.
A verdadeira história de Papai Noel?
O diretor finlandês Jalmari Helander investe na ideia de que a verdadeira história de Papai Noel é um conto macabro. O filme beira ao terror e ao fantástico, tomando como base esse famoso personagem e sua versão sinistra, tendo origem no mito natalino do folclore pagão, mais antigo que a versão cristã e norte-americana (o bom velhinho). Existem lendas sombrias no folclore finlandês sobre Santa Claus: uma figura maligna com barbas e chifres que pune crianças desobedientes; uma espécie de bicho-papão. Numa das cenas do filme um garoto vê nos livros figuras com a entidade cruel e demoníaca chicoteando crianças ou afogando-as em caldeirões com água fervente. O filme também explora um pouco dos costumes locais, por exemplo quando são encontradas dezenas de renas mortas mutiladas, percebe-se a ameaça em desequilibrar a frágil economia local que depende desses animais para a subsistência. Tem cenas de aventura e o desfecho é de profunda ironia e humor negro, quando finalmente será explicado o título do filme (Exportações Raras).
Medo do Papai Noel:
Existem muitos filmes que retratam a figura maligna do Papai Noel, ao exemplo de Santa’s Slay (2005), Bad Santa (2003), Black Christmas (1974), Christmas Evil (1980), Silent Night, Deadly Night (1984), Jack Frost (1996), Don´t Open Till Christmas (1984), etc. Talvez a figura do bom velhinho tenha ficado monótona demais, mas uma coisa é certa: existem muitas crianças com pavor dessa figura. Encontrei esse divertido vídeo ao pesquisar sobre o assunto, uma seqüência de fotos com crianças desesperadas ao sentar no colo do Papai Noel: http://www.youtube.com/watch?v=Uj0NmQWDf74
O diretor e seu investimento no assunto:
Helander se inspirou em lembranças de sua infância para o tema e, antes de trabalhar no longa, dirigiu dois vídeos que fizeram sucesso em festivais especializados e viraram hits na internet: Rare Exports Inc. em 2003 e a continuação Rare Exports: The Official Safety Instructions em 2006. Como o filme é uma espécie de introdução para o surgimento da Rare Exports, sugiro deixar para assistir aos curtas somente após o longa. Seguem os curtas:
http://www.youtube.com/watch?v=Ei69bYwwCvc
http://www.youtube.com/watch?v=xkyqODDF-LU
__________________________________
Fontes:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/papai-noel-pode-matar-em-rare-exports
http://www.getro.com.br/2010/09/rare-exports/
http://cinegnose.blogspot.com/2011/12/papai-noel-vinga-se-do-cristianismo-no.html
Contemplativo e bem reflexivo, recheado de elementos orientais, como o mestre e o aprendiz, a força e simbologia da estátua do Buda, portas sem paredes ao redor, o colchão em contato com o solo, pequenos animais e ensinamentos pelas artes marciais, esta obra do diretor Kim Ki-duk representa o que há de melhor no drama sul-coreano.
Dois irmãos, um ex-presidiário e um pai divorciado com dois filhos, estão para perder a fazenda da família no oeste do Texas e decidem assaltar bancos como uma chance de se restabelecerem financeiramente. Só que, no caminho, a dupla se cruza com um delegado, que tudo fará para capturá-los. Dirigido por David Mackenzie.
Sem comentários
Você pode ser o primeiro a comentar este post!