Search

Você pode gostar disso:

Filmes

Gloria (Chile, 2013)

Eu indico Gloria (Chile, 2013) Gloria (Paulina García) é uma

Um livro de cinema: “Surpeendente!”, de Maurício Gomyde
Filmes

Um livro de cinema: “Surpeendente!”, de Maurício Gomyde

Veja neste especial 5 motivos para você não deixar de ler! Quatro amigos fazem uma road trip até Pirenópolis, em Goiás, para produzir um filme. Pedro é o diretor, apaixonado por cinema e atormentado por um segredo que decide esconder dos amigos, ele está convencido de que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo.

crying
Sete minutos depois da meia-noite (2017)
Filmes

Sete minutos depois da meia-noite (2017)

Conor é um garoto de 13 anos de idade, com muitos problemas na vida. No entanto, todas as noites ele se depara com uma gigantesca árvore-monstro que decide contar histórias para ele, em troca de escutar uma história do garoto. Embora as conversas com a árvore tenham consequências na vida real, elas ajudam Conor a escapar das dificuldades através do mundo da fantasia. Dirigido por Juan Antonio Bayona.

A Greve (Stachka, Rússia, 1925)

Eu indico
A Greve (Rússia, 1925)
Em 1912, durante o governo do Czar, a greve dos operários de uma fábrica é brutalmente reprimida pela polícia. Dirigido por Sergei M. Eisenstein.
A revolução no cinema russo – SPOILER:
Muitas produções cinematográficas soviéticas foram usadas como propagandas políticas, denunciado o governo anterior à Revolução de 1917, quando se criou a União Soviética. O próprio Estado tinha interesse em distribuir os filmes, que mostravam prioritariamenteaforça do proletariado russo contra o regime vigente.Podemos conferir isso em filmes de Sergei M. Eisenstein, como este “A Greve”, um de seus primeiros trabalhos como diretor. Outro exemplo, um de seus mais importantes trabalhos, é “O Encouraçado Potemkin”, um grande filme de 1925.
Em “A Greve” (“Strike”, na tradução americana),um operário de uma fábrica russa comete suicídio, após ser injustamente acusado de roubo, e isso se torna a motivação inicial para uma greve. Uma pessoa grita, numa cena, “Stop work!”, e tudo começa. Dividido em 6 partes, o filme apresenta o seu primeiro capítulo como “TUDO ESTÁ CALMONA FÁBRICA”. De fato, o começo da greve é motivante para os empregados, as reivindicações são discutidas, colocadas numa pauta escrita e encaminhadas para negociação. Logo vemos que elas são negadas com desdém, numa boacena onde um dos donos da fábrica usa o papel com as reivindicações para limpar o sapato. Assim, a greve vai se intensificando e a polícia é chamada para conter a classe de trabalhadores. Mas o que acontece é um ataque às pessoas, a ponto de parecer umcenário deguerra.
A proposta mostra um processo revolucionário, ascensão da classe trabalhadora sobre o capitalismo. Mas a revolução também ocorre na parte técnicado filme, numa montagem e direção que conduziu muitos figurantes, muito movimento nas cenas, e não dá para saber como se conseguiu isso com os poucos recursos da época. O som de tambores e acordeon acompanha e caracteriza este.
Metáforas mostramcomo as pessoas são tratadas como animais (cenasque se alternam entre o abate de um boi e as pessoas sendo massacradas por policiais em cavalos) e a postura dos empresários (membros do czarismo), bebendo uísque, comendo, fumando charutos e se divertindo no meio daquilo tudo, em seu canto protegido e esbanjando riqueza. Numa cena, um deles mostra uma máquina de espremer fruta para fazer suco, logo muda para outra quemostra trabalhadores sendo maltratados por policiais. Demandas minimamente necessárias foram exigidas, como uma redução para jornada de 8 horas por dia, sendo 6 para menores de idade. A violência chega a tal ponto que, em outra cena, uma criança pequena é jogada do terceiro andar de uma moradia.
Foto famosa do diretor Sergei M. Eisenstein
Na própria abertura do filme, uma frase de Lenin já resume a ideia:
A força da classe operária é a sua organização. Sem organização de massa o proletariado é nada. Com organização, é tudo.”
Outra frase de Lenin é usada no início do grande filme “O Encouraçado Potemkin”:
Estar organizado significa unidade de ação, a unidade da atividade prática.
A Revolução é Guerra. É a única das Guerras que consideramos legítima e justa.
Realmente a maior dentre as guerras que a História conheceu.
Na Rússia ela foi começada e declarada.”
(Lenin, 1905)
__________________________________
Fontes:
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

confusedcrying
Frances Ha (2012)
Filmes

Frances Ha (2012)

Frances (Greta Gerwig) divide um apartamento em Nova York com Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga. Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado. A partir de então Frances parte em busca de um novo lugar, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral diante dos problemas que a vida adulta traz. Dirigido por Noah Baumbach.

Filmes

As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne

Eu indico The Adventures of Tintin: The Secret of the

laughingangeltongue
Jumanji: Bem-Vindo à Selva (2017)
Filmes

Jumanji: Bem-Vindo à Selva (2017)

Dirigido por Jake Kasdan, o filme vai na carona da empolgante música do Guns N' Roses, “Welcome to the jungle”, usada também no subtítulo do filme, somos inseridos na terra de Jumanji, com florestas densas e criaturas perigosas, além dos inimigos humanos. A diversidade ecológica se mistura à diversidade dos personagens, sendo assim o roteiro acerta um pouco em investir na questão da diversidade na medida em que junta um nerd, uma patricinha que adora exposição, um jogador de futebol popular que não estuda e uma menina estranha e tímida.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário