Search

Você pode gostar disso:

Primeiro Cine Clube CBX em Salvador no fim de janeiro
Filmes Suspense Terror

Primeiro Cine Clube CBX em Salvador no fim de janeiro

O Centro Cultural Sesi Casa Branca receberá o ‘Cine Clube Cidade Baixa’, que conta com a produção executiva de Mateus Lima e Leonardo Mota, integrantes do coletivo ‘Dende CBX’. O Projeto ‘Cine Clube CBX’ exibirá filmes de cineastas baianos a partir de janeiro. Dessa forma, a primeira edição será em 31 de janeiro de 2024, com entrada gratuita.

cryingtongue
Cafarnaum (Líbano, 2018)
Filmes Suspense Terror

Cafarnaum (Líbano, 2018)

Aos doze anos, Zain carrega uma série de responsabilidades: é ele quem cuida de seus irmãos no cortiço em que vive junto com os pais, que estão sempre ausentes graças ao trabalho. Quando sua irmã de onze é forçada a se casar com um homem mais velho, o menino fica extremamente revoltado e decide deixar a família. Ele passa a viver nas ruas junto aos refugiados e outras crianças que, diferentemente dele, não chegaram lá por conta própria. Dirigido por Nadine Labaki.

Filmes Suspense Terror

Helter Skelter (EUA, 2004)

Eu indico Helter Skelter (EUA, 2004) O filme mostra a

angrypunk

The Troll Hunter (Noruega, 2010)

The Troll Hunter (“Trollgeren”, Noruega, 2010)

O filme conta a história de um trio de estudantes de cinema que, após um surto de ataques a ursos numa reserva natural no Norte da Noruega, decidem investigar o que realmente se passou. Ignorando os avisos das autoridades sobre os perigos, munem-se de uma câmara de vídeo e partem em busca de material para um documentário. Durante a busca, conhecem Hans (Otto Jespersen), um homem enigmático conhecido como o “caçador de trolls”. E é então que os jovens descobrem o segredo mais bem guardado do Governo norueguês: a existência de trolls, seres que eles julgavam apenas habitar na sua imaginação.

Estilo “câmera na mão”:

Assim como Cloverfield ou A Bruxa de Blair, Troll Hunter é como um pseudo-documentário, onde estudantes acompanham, com uma câmera, um misterioso caçador na Noruega, tentando descobrir o que ele caça com tanta discrição. Filmes deste tipo dão um realismo maior às cenas e a oportunidade de se sentir na pele dos personagens, visto que assistimos na perspectiva de primeira pessoa.

O diferencial neste é que, ao mesmo tempo em que acompanhamos as belíssimas paisagens da Noruega, existem cenas interessantes e desesperadas das criaturas medonhas. Ou seja, o monstro não fica camuflado, escondido, ele é exibido completamente antes de se chegar ao meio da história, deixando o espectador contemplar a criatura como um todo. Os efeitos visuais são excelentes, dando uma boa experiência de visualização.

Troll – a mitologia no filme – SPOILER:

Os trolls são seres temíveis saídos do folclore escandinavo. Na maioria das vezes são representados como criaturas enormes, uma visão nórdica dos gigantes, com orelhas e narizes muito grandes e que gosta de viver no subsolo, sendo este o seu refúgio contra o Sol, que pode transformá-lo em pedra com o contato. É uma criatura presente na fantasia de certos RPGs, videogames, livros de espada e feitiçaria, entre outros elementos medievais. A Noruega é um país onde o mito tem uma grande importância, pois possui ainda profundos bosques somados às belíssimas paisagens naturais, com uma cultura que acredita na existência de trolls.

No filme, o caçador Hans explica o comportamento desta criatura, os tipos de Troll e seus costumes, chega a reconhecer um lugar onde houve uma batalha entre trolls (“Trolls da montanha e trolls da floresta lutaram aqui. Eles atiraram pedras uns nos outros.”). Temos até um toque de fábula mostrando que a criatura percebe a presença dos cristãos, o cheiro do seu sangue. Interessante o caçador considerar a criatura como uma espécie de animal irracional, inclusive estúpido, dedicando-se também à não extinção deste, ao mesmo tempo em que precisa fazer o seu trabalho sujo, sendo encarregado de matar as criaturas, procurando o mínimo de sofrimento ao abatê-las. O respeito e preservação da natureza é uma característica marcante na cultura norueguesa.

Outro elemento marcante é a forma como o governo elimina as pistas da existência de Trolls, usando ursos e técnicas para camuflar os locais onde os seres apareceram. Existe um órgão responsável por gerir e acompanhar o deslocamento das criaturas, obviamente de forma secreta, simulando ataques de ursos contrabandeados aos rebanhos atacados pelas criaturas, usando pegadas falsas, entre outras estratégias.

A mitologia em torno da criatura é outro aspecto no filme, que mostra como ela não pode ser exposta à luz solar ou se torna pedra (o interessante é que isto é cientificamente explicado). Temos algumas cenas que dão um certo aspecto medieval, em uma delas Hans – vestido como uma espécie de cavaleiro medieval – enfrenta um Troll numa ponte; em outra ele vem correndo pela floresta e gritando trolllllllllll… como nos filmes de aventura medieval.

Esse filme ficou em segundo lugar no nosso TOP 10 filmes desconhecidos de terror para fãs do gênero, confira a lista completa abaixo:

TOP 10 filmes desconhecidos de terror para fãs do gênero

__________________________________
Fontes: 
http://depoisdocinema.blogspot.com/2011/10/troll-hunter-2010_06.html
http://merafantasia.blogspot.com/2008/06/trolls.html

Tags Relacionadas Caçador de trolls, caçador de trolls filme, filme caçador de trolls, filme noruega, filmes noruega, troll, Trollhunter, trolls
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

Filmes

O Vingador do Futuro (“Total Recall”)

Eu indico Total Recall (EUA, 1990 ou 2012?) Para um

Filmes

Heróis da ressaca (Reino Unido, 2013)

Eu indico The World’s End (Reino Unido, 2013) Após falharem no

moustachesecret
Proteção: filme nacional chegando… sobre epidemia
Ficção Científica

Proteção: filme nacional chegando… sobre epidemia

O filme nacional Proteção, impactado pelo atual cenário de pandemia, é uma ficção científica que discorre justamente sobre uma epidemia... uma epidemia intitulada como a "peste branca". Promete render boas discussões ao jogar o espectador num dilema: "Você entregaria a cura para salvar a vida do seu inimigo?". Roteiro e direção de Alberto Sena.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário