Search

Você pode gostar disso:

Cineclube Fruto do Mato
Destaques DOC Filmes Na pré Nacional Primeiro Aqui

Cineclube Fruto do Mato

Você sabia que exite um cineclube voltado para o cinema baiano, onde filmes premiados começaram a ser exibidos desde fevereiro deste ano de 2017, na cidade de Lençóis, Chapada Diamantina, bem no coração da Bahia?

confusedcrying
Cabaré Bibliotheque Pascal (2010)
Destaques DOC Filmes Na pré Nacional Primeiro Aqui

Cabaré Bibliotheque Pascal (2010)

Depois de um trailer empolgante, com uma trilha sonora bacana, qualquer um vai querer assistir! Mona vive nas ruas da Hungria ganhando a vida como artista e é vendida como escrava pelo próprio pai a um estranho bordel, onde as prostitutas são forçadas a agir como personagens literários. Roteiro e direção de Szabolcs Hadju.

cryingtongue
A Cabana (2017)
Destaques DOC Filmes Na pré Nacional Primeiro Aqui

A Cabana (2017)

Um homem vive atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas. Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai receber uma lição de vida. Dirigido por Stuart Hazeldine.

clowntonguesecret

Imparável: documentário independente é o filme mais inesperado do ano

Em seu perfil no Instagram, Getúlio Felipe declara “O impossível não existe”. Esse garoto brasileiro não andava até os 7 anos de idade, em virtude de uma paralisia cerebral. Inesperadamente, contrariando o que a medicina apontava, ele começou a dar os primeiros passos. Do mesmo modo, aos 14 anos, ainda com dificuldade em caminhar e sem as tão aguardadas cirurgias, “Getulinho” aceita o desafio de escalar uma das maiores montanhas da Itália, após convite do diretor Pedro McCardell que nos mostra essa jornada no documentário independente “Imparável” (Driven, 2021).

documentário independente "Imparável"

Pôster do filme feito pelo Ryan Olbrysh, ilustrador do Wall Street Journal

Somos todos imparáveis!

Primeiramente, o filme foi todo realizado sem patrocínio, sem marcas ou incentivo do governo. Pedro trabalhou com uma equipe de profissionais em várias áreas para planejar e executar toda a produção e pós produção. Seu parceiro Paulo Marques Jr, que assumiu a edição do filme, assim como Alessio Nardelotto, seu amigo e guia de montanha, organizaram parte da expedição na Itália. A pós produção ficou às cargo de Jorge Pereira, um dos mais requisitados finalizadores do Brasil. E a trilha foi criada especificamente para o filme por compositores e produtores do mercado.

O filme está previsto para estrear em 2021 na rede Cinemark, que encontra-se numa nova reabertura após meses sem salas de cinema operando no país inteiro, por conta das medidas de prevenção contra o coronavírus. A filmagem da escalada foi realizada em abril de 2019, permitindo que a gente tenha acesso a fatos históricos da jornada do garoto. Além disso, boa parte do filme é recheada de imagens de tirar o fôlego, da região onde estão as cadeias de montanhas Dolomitas, Alpes italianos na região do Vêneto.

Imparável: documentário independente é o filme mais inesperado do ano

Dolomitas, montanhas no norte da Itália

A narrativa documental acompanha Getúlio em cenas no Brasil e depois na Itália. Oportunidade de conhecermos um pouco do seu crescimento que, acima de tudo, não foi nada triste, com todo o otimismo dele e dos pais, que insistem em chamá-lo de vencedor. Assim sendo, temos um misto de audiovisual com cenas do garoto crescendo (muitas imagens feitas pelo próprio pai do Getúlio durante a infância), jogando futebol e correndo, treinando para o próximo grande desafio, com depoimentos do mesmo, dos pais, da equipe de profissionais da escalada dos Alpes italianos, entre outros; filmagens também em drone revelando uma fotografia exuberante da região italiana. Enfim, um grande trabalho de filmagem e fotografia, produção, edição e finalização.

Confira o empolgante teaser do documentário independente “Imparável”:

A escalada clímax ocorre em dia de Pascoa, 21 de abril de 2019. Por certo não há como saber a sensação que é fazer uma subida dessas, a menos que o faça. Com o propósito de sentirmos um pouco da adrenalina passada pela equipe de escaladores, incluindo Getúlio e Pedro, o trabalho das filmagens e edição realizadas, nos passa uma ótima visão dessa aventura. Enfim, é um filme para ser visto nos cinemas, com som alto e tela cheia!

“Tínhamos que garantir que as imagens fossem as mais impressionantes e realistas possíveis, principalmente na sessão final, onde escalamos uma parede vertical, da altura de um prédio de 50 andares, sem auxílio de cabos de segurança.”, diz Pedro.

O curioso é que alguns filmes sobre superação, também inspiradores, mostram pessoas em sua plena saúde, mas que acidentalmente ou propositalmente passam por dificuldades. Em 127 Horas (2010), James Franco interpreta o alpinista Aron Ralston, que fica preso em uma fenda quando uma pedra cai; o vencedor do Oscar de melhor documentário, Free Solo (2019), mostra a façanha a qual se submete o alpinista Alex Honnold na escalada do paredão do monte El Capitán, no parque natural Yosemite.

No entanto, em Imparável, nós temos um garoto de 14 anos, com dificuldade de equilíbrio e caminhada, que aceita um desafio similar a esses personagens também reais.

Pedro McCardell, diretor do filme, encara as Dolomitas com o seu amigo

Em determinado momento, Pedro McCardell, diretor e produtor, acaba passando para a frente das câmeras após a chegada do Getúlio na Itália. Ambos vão escalar juntos as Dolomitas cobertas de neve, até seu ponto mais alto (Marmolada) com mais de 3.300 metros de altitude; um desafio maior ainda para um garoto de 14 anos que teve paralisia cerebral. Com efeito, o diretor comentou sobre as filmagens e como ele teve que encarar mais de um papel:

“Embora esteja à frente do filme como realizador e liderando uma expedição complexa, envolvendo meu amigo e muitos riscos, quando você pensa que ainda tem um ‘chapéu de diretor’, a única prioridade era a segurança do Getúlio, ou seja, as imagens que saírem, são as que nós vamos trabalhar. Naquela situação de montanha é difícil pensar que estamos fazendo um filme, e as tomadas de decisões, são reavaliadas praticamente a cada 15 minutos.”

Em 2017, Pedro cruzou sozinho de São Paulo até a Califórnia, numa motocicleta! Uma expedição, solitária, mas também com uma contrapartida inestimável, que ele explica durante o documentário. Confira depois essa matéria acessando aqui.

Foi uma grande honra ter tido a oportunidade de levar o Getulinho até o topo das Dolomitas, e mais do que isso, deixar registrado uma história de superação que certamente irá inspirar a vida de muitas pessoas.“, complementa Pedro.

Pedro McCardell (Produtor e Diretor) e Paulo Marques Jr (Editor e Cinegrafista)

O documentário independente “Imparável” é o primeiro longa do diretor, que já concorre oficialmente ao Toronto Documentary Feature Film Festival 2021. Similarmente, em 2015, ele filmou e dirigiu o documentário GUANACO, sua expedição de São Paulo à Patagônia, a bordo de uma motocicleta. Durante a aventura, documentou pequenas histórias de viajantes de todo o mundo. O documentário recebeu o prêmio de melhor documentário do IMPACT Awards nos Estados Unidos e foi finalista do Hollywood Documentary Awards, entre outros. Pode ser visto gratuitamente, confira aqui:

O imparável Getúlio

O que parece mais incrível em Getúlio é que ele caminha para a frente e é imparável. Em outras palavras, ele sempre melhora seus passos e aumenta seus desafios. Sua caminhada, ainda trôpega, trilha um caminho de evolução. E quem diria que ele não possui atributos para uma escalada daquelas?

O alpinista profissional Hans Kammerlander, o primeiro ser humano a escalar o Everest e descer esquiando, em sua experiência, informou que 50% do que se precisa para uma escalada dessas é força e preparo físico; os outros 50% é uma mente preparada e otimista. Ainda assim, a experiência ensina a Getúlio que é preciso se permitir ser ajudado, pois um forte trabalho em equipe está acima de tudo.

Getúlio Felipe

“- Getúlio, quando te disseram que você não ia caminhar, o que você respondeu?”
“- Eu disse: tá bom, vou caminhar!”

Confira os canais e contatos do documentário independente “Imparável”:

Site: imparavel.com
Instagram: @imparavelfilme
Fanpage: Imparável Filme
contato@imparavel.com
(11) 99982-0573 (whatsapp)

Pedro McCardell: @pedro.mccardell

Paulo Marques Jr: @paulo.maquesjr

Getúlio: @getuliofelipeoficial

#somostodosimparáveis

Tags Relacionadas documentário nacional, Getúlio Felipe, imparável, imparável 2021, imparável crítica, imparável filme, imparável resenha, Pedro McCardell
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

Filmes

Helter Skelter (EUA, 2004)

Eu indico Helter Skelter (EUA, 2004) O filme mostra a

laughingpunk
O Hospedeiro (Coreia do Sul, 2006)
Terror

O Hospedeiro (Coreia do Sul, 2006)

Na beira do rio Han, mora uma família dona de uma barraquinha de comida. O filho mais velho, Hee-bong, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo; a filha do meio é arqueira do time olímpico coreano; e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina mais nova, filha de Hee-bong, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um dia, surge um monstro no rio, causando terror nas margens e levando com ele a menina. A família então decide enfrentar o monstro em busca da menina. Dirigido por Bong Joon-ho.

punkhappy
TOP 10 filmes desconhecidos de terror para fãs do gênero
Terror

TOP 10 filmes desconhecidos de terror para fãs do gênero

Tensos, desconhecidos e aprovados. Em sua maioria, filmes independentes que

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário