Search

Você pode gostar disso:

crying
Eu e Você (Itália, 2012)
Especial

Eu e Você (Itália, 2012)

Escondido no porão para passar suas férias de inverno, Lorenzo, um jovem de quatorze anos, introvertido e um pouco neurótico, está se preparando para viver seu grande sonho: nada de conflitos, nada de colegas chatos de classe, nada de brincadeiras e falsidades. O mundo lá fora com suas regras incompreensíveis e ele deitado no sofá, bebendo muita coca-cola, comendo atum em caixinha e com livros de terror ao seu redor. Será Olivia, que chega de repente no porão com sua agressiva vitalidade, a tirar Lorenzo de seu universo sombrio, para que ele tire a máscara de adolescente complicado e aceite o jogo caótico da vida fora de quatro paredes. Dirigido por Bernardo Bertolucci.

coolcrying
Agonia e Êxtase (1965)
Especial

Agonia e Êxtase (1965)

Preocupado com o legado que deixaria para as gerações futuras, o Papa Júlio II (Rex Harrison) resolve contratar o artista Michelangelo (Charlton Heston) para pintar o teto da Capela Sistina. O artista se nega, mas logo é forçado pelo pontífice a fazê-lo. A partir daí, começam as disputas entre Michelangelo e o papa à respeito do projeto. Dirigido por Carol Reed.

Especial

A Outra Terra (Another Earth, EUA, 2011)

Eu indico Another Earth (EUA, 2011) Rhoda Williams (Brit Marling)

Legenda para quem não ouve, mas se emociona!

Um dos momentos mais marcantes no Festival de Cinema de Gramado em 2019 foi o Encontro Nacional da Legenda (LEG.NAC) que é coordenado por Fabiano Bertoluci. Abrindo o Festival, ele destacou a importância desse movimento que está em sua 15ª edição.

Quem abriu o Festival foi o Coordenador do Encontro Nacional da Legenda Fabiano Lorensi Bertoluci

O encontro tem o objetivo de promover o movimento de luta por garantia dos direitos à acessibilidade nos cinemas brasileiros em filmes nacionais e animações legendadas para a comunidade surda brasileira. Para mais informações, confira o site do LEG.NAC clicando aqui. Não deixe de conhecer, disseminar e apoiar esse movimento tão bacana!

O idealizador da campanha é o Marcelo Pedrosa do Legenda Nacional, que iniciou a campanha pela inclusão de legendas, áudio-descrição e Libras em produções audiovisuais. Junto nessa luta, ao longo de quase 15 anos, Carilissa Dall’Alba vem organizando e coordenando as edições do Evento.

Legenda para quem não ouve, mas se emociona!

Tive o privilégio de assistir ao encontro que ocorreu no segundo dia do Festival (17/08/2019), com uma mostra de curtas legendados produzidos por cineastas surdos, seguido de um debate. A atriz Thaila Ayla fez uma surpresa ao comparecer no evento e foi a madrinha desta edição de 2019. Ela apareceu junto com o ator Dedé Santana (ele é o padrinho de um dos espaços do Festival, o Educavídeo).

A madrinha Thaila Ayala acrescentou em seu perfil no Instagram: “É extremamente importante, quanto participantes da indústria do audiovisual batalhar pela inclusão de todos. A legenda é uma forma de aproximar todo o público brasileiro das obras cinematográficas produzidas aqui. Desejo vida longa a esse movimento!”

47º Festival de Cinema de Gramado – Encontro Nacional de Legendas do Brasil – Foto: Matheus Zanchet / Agência Pressphoto

O Festival de Cinema de Gramado tem toda uma preocupação com acessibilidade, os filmes foram exibidos com recurso de closed caption (legendas descritivas) e algumas apresentações com audiodescrição, sem contar toda a estrutura física e esse apoio ao movimento. A coordenadora da campanha, Carilissa Dall’Alba, diz que o encontro reforça a luta pela inclusão dos deficientes auditivos ao mundo do cinema.

Tive que subir no palco e tirar uma foto com o Fabiano. O lema do movimento está estampado em sua camiseta

Foi diferente, interessante e emocionante ver os curtas e as pessoas ao redor, todos se comunicando por libras. O debate contou com tradução simultânea para que eu, entre outras pessoas, entendesse. Aprendi a dizer “Obrigado” em libras e, principalmente, a bater palmas!

Pausa para um vídeo batendo palmas – Foto: Matheus Zanchet / Agência Pressphoto

Tags Relacionadas Encontro Nacional da Legenda, Fabiano Bertoluci, festival de cinema, festival de cinema de gramado, Festival de Gramado, festival gramado, leg nac
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

Viagem de cinema: Itália
Especial

Viagem de cinema: Itália

Passando pela Itália tive a oportunidade de visitar alguns locais de filmes, inclusive um estúdio de cinema italiano! Aqui você vai saber os locais onde foram rodadas cenas de filmes em diferentes cidades e, com o GPS ativado, você chega em cada local com muita facilidade. Meu percurso passou por Roma, Florença, Arezzo, Cortona, Sirmione e Veneza.

Museu do cinema em Nova York
Especial

Museu do cinema em Nova York

Você sabia que em Nova York existe um dos melhores museus do cinema? Em 2015, aproveitei a viagem para conhecer o Museum of the Moving Image, que fica no Queens. É o único museu nos Estados Unidos dedicado a “imagens em movimento”. Por isso, muitas exibições relacionadas a cinema pode ser vistas. Provavelmente é um dos melhores museus sobre cinema do mundo. Vejam algumas fotos que tirei no museu.

Entre em cena pelo CineMAM!
Especial

Entre em cena pelo CineMAM!

O Circuito Saladearte vai inaugurar o Cinema do MAM em Salvador, o CineMAM. O melhor de tudo é que você pode ser sócio, ou simplesmente contribuir com a campanha de financiamento e ganhar recompensas de forma imediata! Enquanto Salvador ganha um novo cinema alternativo, que exibirá filmes nacionais, europeus e filmes americanos independentes, além de curtas e eventos, você ganha prêmios exclusivos.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário