Search

Você pode gostar disso:

cryingtongue
A Mula (2018)
Especial

A Mula (2018)

Todos os filmes de Clint Eastwood são especiais. Como diretor ele é cuidadoso e merece muito respeito, assim vamos venerar também seu novo filme, A Mula (2018), que estreia na próxima quinta nos cinemas, tendo ele mesmo como ator principal. É inspirador ver que aos 88 anos de idade ele entregando mais um filme bacana e ainda no papel principal mostrando ser um excelente ator.

punk
O Nevoeiro (2007)
Especial

O Nevoeiro (2007)

Após uma violenta tempestade devastar a cidade de Maine, David Drayton (Thomas Jane) e Billy (Nathan Gamble), seu filho de 8 anos, correm rumo ao supermercado, temendo que os suprimentos se esgotem. Porém um estranho nevoeiro toma conta da cidade, o que faz com que David, Billy e outras pessoas fiquem presas no supermercado. Logo David descobre que há algo de sobrenatural envolvido e que, caso deixem o local, isto pode ser fatal.Dirigido por Frank Darabont.

Especial

Milagre em Milão (“Miracolo a Milano”)

Eu indico Miracolo a Milano (Itália, 1951) Uma mulher adota

Legenda para quem não ouve, mas se emociona!

Um dos momentos mais marcantes no Festival de Cinema de Gramado em 2019 foi o Encontro Nacional da Legenda (LEG.NAC) que é coordenado por Fabiano Bertoluci. Abrindo o Festival, ele destacou a importância desse movimento que está em sua 15ª edição.

Quem abriu o Festival foi o Coordenador do Encontro Nacional da Legenda Fabiano Lorensi Bertoluci

O encontro tem o objetivo de promover o movimento de luta por garantia dos direitos à acessibilidade nos cinemas brasileiros em filmes nacionais e animações legendadas para a comunidade surda brasileira. Para mais informações, confira o site do LEG.NAC clicando aqui. Não deixe de conhecer, disseminar e apoiar esse movimento tão bacana!

O idealizador da campanha é o Marcelo Pedrosa do Legenda Nacional, que iniciou a campanha pela inclusão de legendas, áudio-descrição e Libras em produções audiovisuais. Junto nessa luta, ao longo de quase 15 anos, Carilissa Dall’Alba vem organizando e coordenando as edições do Evento.

Legenda para quem não ouve, mas se emociona!

Tive o privilégio de assistir ao encontro que ocorreu no segundo dia do Festival (17/08/2019), com uma mostra de curtas legendados produzidos por cineastas surdos, seguido de um debate. A atriz Thaila Ayla fez uma surpresa ao comparecer no evento e foi a madrinha desta edição de 2019. Ela apareceu junto com o ator Dedé Santana (ele é o padrinho de um dos espaços do Festival, o Educavídeo).

A madrinha Thaila Ayala acrescentou em seu perfil no Instagram: “É extremamente importante, quanto participantes da indústria do audiovisual batalhar pela inclusão de todos. A legenda é uma forma de aproximar todo o público brasileiro das obras cinematográficas produzidas aqui. Desejo vida longa a esse movimento!”

47º Festival de Cinema de Gramado – Encontro Nacional de Legendas do Brasil – Foto: Matheus Zanchet / Agência Pressphoto

O Festival de Cinema de Gramado tem toda uma preocupação com acessibilidade, os filmes foram exibidos com recurso de closed caption (legendas descritivas) e algumas apresentações com audiodescrição, sem contar toda a estrutura física e esse apoio ao movimento. A coordenadora da campanha, Carilissa Dall’Alba, diz que o encontro reforça a luta pela inclusão dos deficientes auditivos ao mundo do cinema.

Tive que subir no palco e tirar uma foto com o Fabiano. O lema do movimento está estampado em sua camiseta

Foi diferente, interessante e emocionante ver os curtas e as pessoas ao redor, todos se comunicando por libras. O debate contou com tradução simultânea para que eu, entre outras pessoas, entendesse. Aprendi a dizer “Obrigado” em libras e, principalmente, a bater palmas!

Pausa para um vídeo batendo palmas – Foto: Matheus Zanchet / Agência Pressphoto

Tags Relacionadas Encontro Nacional da Legenda, Fabiano Bertoluci, festival de cinema, festival de cinema de gramado, Festival de Gramado, festival gramado, leg nac
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

Dicas para aproveitar de verdade o Festival de Cinema de Gramado
Destaques

Dicas para aproveitar de verdade o Festival de Cinema de Gramado

Você é daqueles que ama cinema e pretende viajar a Gramado na época do Festival de Cinema? A maioria das pessoas aparece na área do Festival somente para ver as celebridades passando pelo tapete vermelho, nem chegam a andar pelo tapete ou assistir aos filmes, mas eu acho isso tão pouco dentro do que se pode aproveitar. Então, se você é como eu, aproveite essas dicas de uma pessoa que compareceu a dois festivais em Gramado.

Cineclube Fruto do Mato
Especial

Cineclube Fruto do Mato

Você sabia que exite um cineclube voltado para o cinema baiano, onde filmes premiados começaram a ser exibidos desde fevereiro deste ano de 2017, na cidade de Lençóis, Chapada Diamantina, bem no coração da Bahia?

E o Oscar vai para…
Especial

E o Oscar vai para…

Primórdios do Oscar com algumas curiosidades e a relação com os filmes brasileiros, que na verdade é muito mais do que a maioria imagina, mesmo o Brasil não tendo conquistado nenhuma premiação principal.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário