Search

Você pode gostar disso:

Especial

50/50

Eu indico 50/50 (EUA, 2011) Tudo vira de pernas para

cryingmoney
Secretária (EUA, 2002)
Especial

Secretária (EUA, 2002)

Após passar algum tempo em um sanatório, Lee Holloway (Maggie Gyllenhaal) volta para a casa de seus pais pronta para recomeçar sua vida. Ela então faz um curso de secretária e tenta um emprego com E. Edward Grey (James Spader), que tem um escritório de advocacia. Inicialmente o trabalho parece bem normal e entediante, mas com o tempo, chefe e subordinada embarcam numa relação mais íntima e cruzam linhas de conduta da sexualidade humana. Dirigido por Steven Shainberg.

cryingsecret
Deslembro (Brasil, 2018)
Especial

Deslembro (Brasil, 2018)

A diretora Flavia Castro fez um filme bem pessoal. Ela se inspirou após fazer Diário de uma Busca (2010), documentário onde investiga a morte do próprio pai, militante político e também vítima da ditadura. Ela informou, em entrevista, que queria falar de memória, só que a memória do contexto no qual cresceu.

Legenda para quem não ouve, mas se emociona!

Um dos momentos mais marcantes no Festival de Cinema de Gramado em 2019 foi o Encontro Nacional da Legenda (LEG.NAC) que é coordenado por Fabiano Bertoluci. Abrindo o Festival, ele destacou a importância desse movimento que está em sua 15ª edição.

Quem abriu o Festival foi o Coordenador do Encontro Nacional da Legenda Fabiano Lorensi Bertoluci

O encontro tem o objetivo de promover o movimento de luta por garantia dos direitos à acessibilidade nos cinemas brasileiros em filmes nacionais e animações legendadas para a comunidade surda brasileira. Para mais informações, confira o site do LEG.NAC clicando aqui. Não deixe de conhecer, disseminar e apoiar esse movimento tão bacana!

O idealizador da campanha é o Marcelo Pedrosa do Legenda Nacional, que iniciou a campanha pela inclusão de legendas, áudio-descrição e Libras em produções audiovisuais. Junto nessa luta, ao longo de quase 15 anos, Carilissa Dall’Alba vem organizando e coordenando as edições do Evento.

Legenda para quem não ouve, mas se emociona!

Tive o privilégio de assistir ao encontro que ocorreu no segundo dia do Festival (17/08/2019), com uma mostra de curtas legendados produzidos por cineastas surdos, seguido de um debate. A atriz Thaila Ayla fez uma surpresa ao comparecer no evento e foi a madrinha desta edição de 2019. Ela apareceu junto com o ator Dedé Santana (ele é o padrinho de um dos espaços do Festival, o Educavídeo).

A madrinha Thaila Ayala acrescentou em seu perfil no Instagram: “É extremamente importante, quanto participantes da indústria do audiovisual batalhar pela inclusão de todos. A legenda é uma forma de aproximar todo o público brasileiro das obras cinematográficas produzidas aqui. Desejo vida longa a esse movimento!”

47º Festival de Cinema de Gramado – Encontro Nacional de Legendas do Brasil – Foto: Matheus Zanchet / Agência Pressphoto

O Festival de Cinema de Gramado tem toda uma preocupação com acessibilidade, os filmes foram exibidos com recurso de closed caption (legendas descritivas) e algumas apresentações com audiodescrição, sem contar toda a estrutura física e esse apoio ao movimento. A coordenadora da campanha, Carilissa Dall’Alba, diz que o encontro reforça a luta pela inclusão dos deficientes auditivos ao mundo do cinema.

Tive que subir no palco e tirar uma foto com o Fabiano. O lema do movimento está estampado em sua camiseta

Foi diferente, interessante e emocionante ver os curtas e as pessoas ao redor, todos se comunicando por libras. O debate contou com tradução simultânea para que eu, entre outras pessoas, entendesse. Aprendi a dizer “Obrigado” em libras e, principalmente, a bater palmas!

Pausa para um vídeo batendo palmas – Foto: Matheus Zanchet / Agência Pressphoto

Tags Relacionadas Encontro Nacional da Legenda, Fabiano Bertoluci, festival de cinema, festival de cinema de gramado, Festival de Gramado, festival gramado, leg nac
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

laughingangelcrying
Três exercícios e três filmes para a sua quarentena
Filmes

Três exercícios e três filmes para a sua quarentena

Quarentena em casa para se proteger e evitar a propagação do coronavírus (COVID-19) é essencial. Contudo, você precisa se preocupar também com a sua saúde física e mental. Com o propósito de deixar nossa contribuição neste sentido, mais uma vez contamos com a parceria de Danilo Ferraz para explicar três exercícios para fazer em casa e aproveitamos para indicar três filmes na Netflix que contenham atletismo ou perseverança.

Viagem de cinema: Noruega e Dinamarca
Especial

Viagem de cinema: Noruega e Dinamarca

Passando pela região da Escandinávia, mais precisamente pelas capitais da Dinamarca e Noruega, visitei locais de filmes e reuni umas dicas de viagem de cinema. Veja aqui um resumo bacana sobre o cinema escandinavo e os melhores filmes e passeios temáticos de cinema nessa região!

Visita privilegiada: sala de projeção Cinema do Museu em Salvador
Especial

Visita privilegiada: sala de projeção Cinema do Museu em Salvador

Em 2014 tive a oportunidade de visitar a sala de projeção do Cinema do Museu, aqui em Salvador, Bahia. Muito legal observar e tentar entender as explicações do projecionista sobre como funciona o projetor de 35mm. Veja mais detalhes.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário