Search

Você pode gostar disso:

Top 10

O Desaparecimento de Eleanor Rigby (EUA, 2013)

Eleanor (Jessica Chastain) e Connor (James McAvoy) são dois jovens

Top 10

As Aventuras do Príncipe Achmed (Alemanha, 1926)

Eu indico As Aventuras do Príncipe Achmed (Alemanha, 1926) Um

cryingmoney
Delta de Vênus (1995)
Top 10

Delta de Vênus (1995)

Na procura de uma matéria provocante, Elena, uma jovem escritora, parte numa aventura excitante e exótica na cidade de Paris, onde suas fantasias se tornam realidade, acordando-a para seu próprio poder sensual e seus desejos. Dirigido por Zalman King.

happy

Top 10 melhores filmes que tratam do tema “luto”

O luto, definido como sentimento de tristeza profunda pela morte de alguém, já foi abordado nos filmes de variadas formas. Particularmente, adoro os grandes filmes que trataram deste tema. Possuem lições grandiosas. Assim, neste mês onde todos lembram de quem partiu, selecionamos os 10 melhores filmes sobre o assunto. No link você pode ler a nossa resenha de alguns deles.

1 – Manchester à beira mar (EUA)
Um dos favoritos ao Oscar 2017, com personagens tão bem trabalhados que nos fazem imergir no sentimento deles, sem necessidade de muitas palavras. Filme carregado de situações amargurantes, precisa encarar mesmo porquê vale a pena. Direção de Kenneth Lonergan.

2 – Hanami – Cerejeiras em Flor (“Kirschblüten”, Alemanha, 2008)
Um dos filmes mais lindos já feito. Trudi decide planejar uma viagem com Rudi, sonhando conhecer o Japão, país pelo qual é apaixonada. Mas este será o destino de somente um dos dois. Dirigido por Doris Dörrie.

3 – Uma Mulher Fantástica (Chile, 2017)
Dirigido e escrito por Sebastián Lelio. Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total, e ela precisa enfrentar o preconceito da família do companheiro ao mesmo tempo em que encara o luto.

4 – Para Minha Amada Morta (Brasil, 2016)
O fotógrafo Fernando (Fernando Alves Pinto) vive cercado de objetos pessoais da falecida esposa, uma espécie de ritual, até descobrir, em uma fita VHS, uma surpresa que coloca em dúvida o amor da esposa por ele. A partir de então ele decide investigar a verdade por trás destas imagens, desenvolvendo uma obsessão que consome seus dias e sua rotina. Dirigido por Aly Muritiba.

5 – A Partida (“Okuribito”, Japão, 2008)
Oscar de melhor filme estrangeiro. Mostra o luto do ponto de vista dos orientais. O violoncelista Daigo Kobayashi responde a um anúncio de emprego julgando se tratar de uma agência de viagens, mas descobre que o trabalho é numa funerária e envolve preparar o corpo dos mortos para a próxima vida. Junto com seu mestre, ele vai se deparar com várias famílias neste processo. Dirigido por Yojiro Takita.

6 – Tão Forte e Tão Perto (EUA, 2011)
É americano, porém profundo. Brincadeiras a parte, este filme sobre um menino de 9 anos que perde seu pai no atentado de 11 de setembro em Nova York possui uma beleza rara. Thomas Horn interpreta o garoto e passa toda a sensação de perda e confusão numa comovente expedição pela cidade para achar a fechadura que se abre com a chave que seu pai deixou. Dirigido por Stephen Daldry.

7 – Amor Maior que a Vida (“Waking the Dead”, EUA, 2000)
Pouco conhecido, este filme é bem romântico e tem um dos melhores finais em filmes do gênero. No elenco, Billy Crudup e Jennifer Connelly (ela está no auge de sua beleza), fazem um advogado a caminho de uma carreira política e uma ativista, que se apaixonam apesar do conflito de interesses. Após um episódio, um deles terá que suportar a vida sem o outro. Dirigido por Keith Gordon.

8 – Tarde Demais (“Beautiful Boy”, EUA, 2010)
A jornada de um casal que tenta desesperadamente encontrar alguma explicação, depois de descobrir que seu único filho cometeu um assassinato em massa dentro de sua universidade e depois se suicidou. O filme mostra como eles lidam com a realidade de ter o único filho morto e visto por todos como um assassino cruel. Dirigido por Shawn Ku.

9 – A Ghost Story (EUA, 2017)
A solidão da perda aparece neste de uma forma original, nos colocando no lugar de quem partiu. Após um acidente, um homem (Casey Affleck) vira um fantasma e acaba retornando para sua casa onde sua esposa (Rooney Mara) passa por dificuldades emocionais tentando seguir em frente com sua vida. Direção de David Lowery.

10 – O Que Se Move (Brasil, 2013)
Três famílias precisam enfrentar a chegada ou a perda de um filho, fato que causa uma grande mudança em suas rotinas. Cada núcleo lida com as dores e as alegrias da sua própria maneira, mas o amor sempre fala mais alto através da figura da mãe. Direção de Caetano Gotardo.

Tags Relacionadas A Ghost Story, A Partida, Aly Muritiba, Amor Maior que a Vida, filme luto, luto, luto filmes, Manchester à beira mar, Mulher Fantástica, O Que Se Move, Para Minha Amada Morta, Tão Forte e Tão Perto, Tarde Demais, top 10, top 10 filmes, top10
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

happy
Top 10 filmes lançados em 2016
Top 10

Top 10 filmes lançados em 2016

Finalmente a lista dos melhores filmes lançados em 2016. Confira e divirta-se!

happy
10 filmes originais Netflix para Oscar não botar defeito
Top 10

10 filmes originais Netflix para Oscar não botar defeito

Foi uma tortura concluir essa lista visto que os filmes originais Netflix, em sua grande maioria, são decepcionantes. E eu vi muitos para conseguir gostar de 10, chegando ao ponto de cancelar minha assinatura até que um dia tenha motivos para ativar novamente. Mas ,enfim, eis que temos 10 filmes bem legais produzidos pela própria Netflix.

happy
TOP 10 filmes lançados em 2023
Top 10

TOP 10 filmes lançados em 2023

Esse é o nosso TOP 10 com os melhores filmes lançados em 2023. Foram menos de 40 filmes pré-selecionados aqui no blog e escolhi os 10 que me causaram as melhores emoções, assim como uma grande satisfação ao término da sessão.

2 Comentários

  1. Acho que é um tema até muito recorrente no cinema, poderia ser feito uma enquete sobre: qual o filme preferido sobre luto. No meu caso, além de Ghost, foi: “O quarto do filho” (Título original La stanza del figlio – 2001).

    Reply

Deixe seu comentário