Deixa Ela Entrar (“Låt den Rätte Komma In”, Suécia, 2007)
Eu indico Deixa Ela Entrar (Suécia, 2007) O filme conta
Eu indico Deixa Ela Entrar (Suécia, 2007) O filme conta
O diretor Karim Aïnouz, de Madame Satã (2002) e Praia do Futuro (2014), destaca a força das mulheres num filme baseado no romance "A vida invisível de Eurídice Gusmão", de Martha Batalha. A Eurídice Gusmão do título da obra é uma das personagens que divide o protagonismo com a sua irmã Guida, interpretadas respectivamente por Carol Duarte e Julia Stockler. O que Bacurau (de Kleber Mendonça Filho) tem de ousado e focado, este aqui tem de delicado e universal.
Depois que você experimenta alguns filmes coreanos, a probabilidade de viciar é alta. A Coreia do Sul possui excelentes produções há um bom tempo, embora tenha chamado a atenção mundial recentemente. Muitos filmes de qualidade, principalmente nos gêneros suspense e policial. Esse é um top 10 especial para mim, já que experimentei muitos filmes coreanos por indicação de amigos mais viciados e com base em outras listas na internet. Seguem 10 filmes da Coreia do Sul para hollywood nenhuma botar defeito:
01 – Lady Vingança (2005)
Dois filmes da trilogia da vingança, de Chan-wook Park, vão aparecer aqui na minha lista, sendo que de cara está o meu preferido: “Sympathy for Lady Vengeance”. Nunca um tema tão comum em filmes foi tratado de forma tão interessante. Na trama, a nossa adorável Senhora Vingança se chama Geum-ja, que passou os últimos 13 anos na cadeia devido ao cruel assassinato de um garoto de 7 anos. Durante esse período, ela planeja sua vingança contra o sujeito que a obrigou a assumir a culpa pelo crime.
02 – Eu Vi o Diabo (2010)
Existe um psicopata sanguinário à solta na Coreia do Sul. Quando a noiva de um agente secreto é assassinada por este homem, o agente inicia um processo de caça ao assassino diferente de qualquer coisa que se poderia imaginar. Dois atores excelentes estão em lados opostos: Choi Min-sik (o assassino) contra Byung-hun Lee (o policial). Dirigido por Kim Jee-woon, é um filme brutal, cheio de reviravoltas e com uma boa dose de ação.
03 – O Hospedeiro (2016)
Tive o privilégio de ver no cinema este que trouxe de volta a atmosfera dos filmes de “mostro do lago”. A chave do sucesso foi misturar o terror com o drama familiar, com uma certa dose de humor apesar das cenas tão tensas. Dirigido por Joon-Ho Bong, é um filme empolgante, com ótimos efeitos visuais e personagens bem interessantes.
04 – O Homem de Lugar Nenhum (2010)
Tiroteio, lutas marciais e uma interessante trama. Apesar de sua experiência como agente especial, com sua carga de mortes, Cha Tae Sik (Bin Won) não costuma se meter nos problemas dos outros. Até que um grupo de traficantes de órgãos leva a sua única amiga, a pequena vizinha So-mi (Sae-ron Kim). Pense nas consequências. Dirigido por Lee Jeong-beom.
05 – Old Boy (2003)
O mais famoso da trilogia da vingança de Chan-wook Park, que já teve uma versão americana. Esqueça a nova versão e curta esse filme coreano forte e impactante, praticamente o cartão postal da Coreia do Sul no cinema. Dae-Su é raptado e mantido em cativeiro por 15 anos num quarto de hotel, sem qualquer contato com o mundo externo. Quando ele é inexplicavelmente solto, descobre que é acusado pelo assassinato da esposa e embarca numa missão obsessiva por vingança.
06 – The Chaser (2008)
De Na Hong-jin, é um filme inspirado no serial-killer coreano Yoo Young-chul. Em Seul, o cafetão Joong-ho investiga o desaparecimento de diversas garotas de programa que não quitaram suas dívidas com ele. Endividado, ele tenta encontrá-las e relembra a época em que foi detetive. Suspense policial para ninguém botar defeito.
07 – Memórias de Um Assassino (2003)
Mais um de Joon-Ho Bong (“O Hospedeiro”), aqui temos um suspense policial com uma proposta interessante: um assassino que sempre mata quando uma música específica toca no rádio. É baseado na história real do primeiro registro oficial de um serial killer na Coreia do Sul, que cometeu uma série de assassinatos entre 1986 e 1991 em Hwaseong.
08 – The Showdown (2011)
Excelente fotografia e efeitos visuais no meio de uma guerra que serve de palco para criar uma situação tensa entre três personagens. O diretor Park Hoon-jung aborda muito bem questões como desconfiança, traições, obstáculos e rivalidade.
09 – A Hard Day (2014)
Triller policial de tirar o fôlego, lembrando aquele filme “Por um Triz” (2003), com Denzel Washington. Dirigido por Kim Seong-hoon, participou do Festival de Cannes de 2014 e deixou grandes impressões.
10 – The Wailing (2016)
A chegada de um estranho misterioso em uma aldeia tranquila coincide com uma onda de assassinatos cruéis, causando pânico e desconfiança entre os moradores. Enquanto investiga o suspeito, policial percebe que sua filha pode ter sido vítima do ataque. Mais um de Na Hong-jin, diretor de “The Chaser”. Um filme que pode não ser nada do que você espera.
Deixamos de fora algumas produções favoritas de muita gente, como o primeiro filme da trilogia da vingança, “Mr. Vingança” (2002), o original “Expresso do Amanhã” (2013) e os recentes “Invasão Zumbi” (Train do Busan) e “A Criada”, ambos de 2016. Sem contar o lindíssimo “Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera” (2003). Enfim, são outros legais para conferir.
Finalmente a nossa lista mais caprichada do ano! Veja nossa seleção dos 10 melhores filmes lançados em 2017. Confira e divirta-se!
Sem comentários
Você pode ser o primeiro a comentar este post!