Anna dos 6 aos 18 (Rússia, 1993)
Eu indico Anna: Ot shesti do vosemnadtsati (Rússia, 1993) O
De acordo com o folclore russo, Baba Yaga é uma entidade poderosa e temida. Algo como a bruxa da floresta, tão misteriosa que pode ser vista como boa ou como má. Lembra alguém? O personagem John Wick foi apelidado assim pelos russos e, agora, o quarto filme da franquia recebe "Baba Yaga" em seu subtítulo. Sem dúvida, interessante, pois nos primórdios da franquia vemos o John como um marido dedicado e muito apegado ao seu cachorro; depois conhecemos o assassino implacável que segue até esse momento. Todos temos um lado bom e ruim, mas não queira mexer com o lado ruim de John Wick. Confira nossa resenha "sem spoilers" de John Wick 4: Baba Yaga (2023).
Existe um psicopata sanguinário à solta na Coréia do Sul. Jang Kyung-chul (Choi Min-sik) mata mulheres de forma brutal. A polícia tenta capturá-lo há décadas, sem sucesso. Quando a noiva de Soo-hyun (Byung-hun Lee), um agente secreto, é assassinada por este homem, o agente decide procurar sozinho pelo responsável. O encontro entre os dois homens ocorre rapidamente, mas Soo-hyun decide que a morte não é suficiente: será preciso torturá-lo, muitas vezes, para que o outro aprenda todo o mal que causou. Dirigido por Jee-woon Kim.
Existem muitos filmes excelentes passados em ambientes fechados, selecionar 10 filmes tensos sobre isolamento ou quarentena não foi fácil. Duro de Matar (1988) é um dos melhores filmes policiais já feitos e a ação ocorre dentro de um prédio. Analogamente, temos o clássico filme dramático 12 Homens e uma Sentença (1957), que se passa na sala onde o júri discute sua decisão a respeito de um acusado de assassinato. Sobretudo, não esqueçamos de Alfred Hitchcock e o suspense de Festim Diabólico (1948).
Todavia, priorizei nessa lista aqueles filmes que considero menos conhecidos e, além do mais, com alto nível de tensão, horror psicológico ou cenas intensas. Como resultado, confira abaixo nossa seleção de 10 filmes tensos sobre isolamento ou quarentena:
Após terminarem seu show, uma banda de rock acaba testemunhando um terrível ato de violência e um brutal assassinato. Como eles são as únicas testemunhas do crime, eles logos se tornam o principal alvo de uma gangue de skinheads. A banda, então, terá que se refugiar na “sala verde” se quiser sobreviver à “queima de arquivos” promovida pelos brutais assassinos.
Um grupo de dançarinos urbanos se reúne em um isolado internato, localizado no coração de uma floresta, para um importante ensaio. Ao fazerem uma última festa de comemoração, eles notam a atmosfera mudando e percebem que foram drogados e uma estranha loucura toma conta deles. Um turbilhão de paranoia e psicose. Enquanto para uns parece o paraíso, para outros é como uma descida ao inferno. Disponível na Netflix.
Representante da Dinamarca no Oscar de 2019. O policial Asger Holm (Jakob Cedergren) está acostumado a trabalhar nas ruas de Copenhaguem, mas devido a um conflito ético no trabalho, é confinado à mesa de emergências. Encarregado de receber ligações e transmitir às delegacias responsáveis, ele é surpreendido pela chamada de uma mulher desesperada, tentando comunicar o seu sequestro sem chamar a atenção do sequestrador. Asger dispõe de poucas informações para ajudá-la e começa a corrida contra o relógio para mobilizar os policiais na rua a fim de salvar a vítima antes que seja tarde. Cada milissegundo do filme é intenso.
Um grupo de criminosos é contratado para recuperar uma fita de vídeo em uma casa no meio do nada. Eles acabam tendo que assistir alguns vídeos na casa, mas cada fita cassete contém uma situação aterrorizante filmada por alguém. É como inserir vários curtas de terror em found footage dentro de um longa. Vários diretores foram envolvidos nessa produção: David Bruckner, Glenn McQuaid, Joe Swanberg, Ti West, Adam Wingard, Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett.
Ótimo horror psicológico e recheado de simbologias. Dois atores e fotografia impecáveis. No final do século 19, um novo zelador (Robert Pattinson) chega a uma remota ilha na Nova Inglaterra para ajudar o faroleiro local (Willem Dafoe), mas o isolamento causa tensão na convivência entre os dois homens. Entre tempestades e goles de querosene, o novato tenta desvendar os mistérios que existem nas histórias de pescador de seu chefe.
Roteiro de M. Night Shyamalan e Brian Nelson. Cinco pessoas que nunca se viram ficam presas em um elevador de um prédio comercial. Antes de chegarem a seus respectivos andares, algo acontece e o elevador para no meio do caminho. O que para muitos já seria motivo de tensão, piora ainda mais porque estranhos e violentos acontecimentos começam a surgir dentro do pequeno espaço, pois alguém ali dentro não é quem aparenta ser. O medo e a maldade tomam conta do local e, do lado de fora, ninguém consegue arranjar um jeito de ajudá-los.
20 candidatos participam de uma simulação de prisão por duas semanas, anunciada num jornal. Uma parte é selecionada para ser prisioneiro e outra, para guarda. Com o passar do tempo, a violência começa a tomar conta. Representou a Alemanha no Oscar de melhor filme estrangeiro.
Inspirado na história real de Veronica de Negri, uma ativista chilena que foi torturada durante meses durante a Ditadura Militar no Chile (1973-1990). Uma jovem escritora de livros infantis é interrogada por um agente do governo, ao ser acusada de enviar mensagens subversivas aos leitores de seus livros. Ao ser torturada, ela encontra uma maneira imaginativa de suportar os piores momentos da sua vida. Madeleine Stowe e Alan Rickman em atuações excelentes num filme que se passa todo numa sala de interrogatório.
Tem que prender o fôlego mesmo para tentar escapar do personagem brilhantemente interpretado por Stephen Lang. Três adolescentes invadem uma casa de um senhor cego para realizar um roubo. No entanto, eles ficam encarcerados no local, precisando lutar por suas vidas contra um psicopata cheio de segredos e terrivelmente habilidoso.
O diretor cedeu sua própria sala de estar para o cenário principal, onde quase todo o filme se passa e ainda deixou os atores à vontade para improvisar cenas. Durante um jantar, oito amigos começam a falar sobre a proximidade de um cometa e sobre os rumores de que a passagem deste é capaz de trazer mudanças graves no comportamento das pessoas. Logo após a discussão, a luz acaba e estranhos fenômenos começam a acontecer com os convidados, questionando a noção de realidade.
Após conferir esses 10 filmes tensos sobre isolamento ou quarentena, temos um TOP 10 com o melhor do tema terror. Confira abaixo:
O terror de verdade não precisa de monstros, sanguinolência, sustos sucessivos... precisa causar medo, causar frio na espinha, tensão, arrepio, suspense. James Wan acerta na dose e no estilo, agradando aos fãs do gênero (e também a quem não é).
Eu indico As Aventuras do Príncipe Achmed (Alemanha, 1926) Um
O filme conta a história de uma amizade entre um garoto (Totó) e um projecionista (Alfredo), além do amor de ambos pelo cinema, na figura do chamado Cinema Paradiso, onde Alfredo trabalhava. Já adulto, Salvatore Di Vita (Totó) é um cineasta bem-sucedido e vive em Roma. Ele recebe um telefonema de sua mãe avisando que Alfredo faleceu, e isso traz lembranças de sua infância e, principalmente, do Cinema Paradiso.
Sem comentários
Você pode ser o primeiro a comentar este post!