Search

Você pode gostar disso:

cryingsecret
A Coleção Invisível (Brasil, 2012)
Animação Comédia Filmes Na pré

A Coleção Invisível (Brasil, 2012)

A família de Beto (Wladimir Brichta) é dona de uma tradicional loja de antiguidades que está passando por uma crise financeira. Para tentar solucionar este problema ele se lança numa viagem até a cidade de Itajuípe, interior da Bahia, atrás de uma coleção raríssima de gravuras que foi adquirida há 30 anos por um antigo cliente, o colecionador Samir (Walmor Chagas). Entretanto, logo ao chegar Beto enfrenta uma forte resistência da esposa dele e de sua filha Saada (Ludmila Rosa). Dirigido por Bernard Attal.

coolcryingstar
As Vinhas da Ira (1940)
Animação Comédia Filmes Na pré

As Vinhas da Ira (1940)

A história de uma família de pequenos agricultores que, expulsos de suas terras no Oklahoma durante a depressão, atravessam o país em busca de melhor sorte na Califórnia. Dirigido por John Ford, um dos diretores preferidos aqui do site.

laughingtongue
Atômica (2017)
Animação Comédia Filmes Na pré

Atômica (2017)

A proposta é comum: espionagem, Guerra Fria, não confie em ninguém. Contudo, o enredo consegue ser atraente, a história se desenrola muito bem no roteiro de Kurt Johnstead e as cenas de ação são sensacionais e brutais, sendo postas no filme junto com músicas famosas dos anos 80 e 90. Afinal, o filme se passa em 1989, nessa transição entre duas décadas importantes na história. Os diálogos discutem de forma interessante a Guerra Fria e como os espiões foram importantes para evitar que essa guerra tomasse proporções catastróficas e estourasse como o efeito de uma bomba atômica. Mas bombástica no filme mesmo é a Charlize Theron, sua personagem é encaixada com facilidade nesse cenário onde a sobrevivência é constantemente ameaçada.

angeltongue

Um Espião Animal (2019)

Spies in Disguise (EUA, 2019)

Buscando inspiração em filmes antigos de espionagem, Um Espião Animal (2019) talvez seja a primeira animação que trate prioritariamente de espionagem com elementos High-tech, referenciando clássicos como 007 e Missão Impossível. Nos primeiros minutos, inteligentemente, trouxe aquele tipo de abertura dos filmes do James Bond com uma música tema. Seguindo a premissa, temos bastante ação derivada desses estilos, igualmente absurdas e, assim também, divertidas, contudo uma situação inusitada acontece com o protagonista – agente secreto Lance Sterling – introduzindo um elemento diferencial: por um acidente, ele vira um pombo. Certamente, essa proposta só funcionaria bem mesmo num filme de animação.

Um Espião Animal (2019): animação com agentes secretos e um elemento especial

Os melhores momentos do filme, certamente, são os que se seguem após a transformação do protagonista-agente-adorado-experiente-metido Lance Sterling (dublado por Lázaro Ramos) em um pombo. O estado de pânico do personagem e a necessidade de combater o crime naquela forma gera as cenas mais engraçadas e o diferencial do que seria para uma trama que não inventasse essa situação inusitada.

Um Espião Animal (2019): Lázaro Ramos dublando o agente secreto Lance Sterling

Lázaro Ramos dublando o agente secreto Lance Sterling

A escolha do pombo como animal serve como metáfora, é o símbolo da paz, uma paz que é buscada pelo personagem Walter que insiste em combater o Mal com bondade, entender o que motivou os vilões a serem pessoas ruins e transformá-los. Aqui temos um lado que a trama reafirma o tempo inteiro, numa certa ingenuidade que deixa uma mensagem bonita para a criançada.

Já vimos essa premissa em filmes de herói como Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017) quando Peter Parker convence – quase dando a própria vida – Adrian Toomes (O Abutre) a desistir de suas intenções maléficas. Tem havido bastante humanização de vilões, recentemente tivemos algo assim no filme Joker (2019). Enquanto se quer aqui salvar os inimigos com paz e piedade, cabe lembrar que produções antigas de espionagem possuem uma carga de machismo e detonação de vilões.

O mundo precisa de esquisitos

Uma importância foi dada a um personagem comum em filmes de espionagem que normalmente possui um papel pequeno. Trata-se do cientista que cria as armas e aparatos avançados para uso dos agentes. O nerd, o esquisito. Assim temos o personagem Walter Beckett com sua criatividade e conhecimento; soma-se a isso seu carisma tornando sua presença tão importante quanto a do agente secreto. Eles acabam formando uma boa dupla.
Analogamente, ao se tornar um pombo, o agente secreto se torna também um esquisito. Depois de um tempo, percebe os atributos que só este animal possui e passa a usá-los junto com um bando de pombos amigos, igualmente engraçadíssimos. Will Smith e Tom Holland dublam as vozes dos protagonistas e a identidade visual deles lembra mesmo os atores.

No visual e na ação de Um Espião Animal (2019), a cidade de Veneza foi bem representada e aproveitada numa ótima sequência noturna. No geral a ação funciona quando entrelaçada com a grande variedade de armas tecnológicas. Na proposta de Walter, as armas tendem a não machucar os inimigos, incrementando mais ainda a diversão.

Weird is cool!

Em síntese, através da interação entre os dois personagens opostos, vemos que a iniciativa e o entusiasmo dão uma porrada no ego e na violência. A esquisitice, sendo pelo Walter ou pela trupe dos pombos, ganha um respeito.
Para finalizar, temos um destaque na música de encerramento, durante os créditos finais, chamada Freak of Nature, que tem até o som de pombos em sua melodia.

Tags Relacionadas crítica, crítica Um Espião Animal, filme de animação, filme Um Espião Animal, Lázaro Ramos, resenha, resneha Um Espião Animal, Um Espião Animal
Próximo post Post anterior

Você pode gostar disso:

cryingangry
Lembranças de um Verão (Hearts in Atlantis, 2001)
Suspense

Lembranças de um Verão (Hearts in Atlantis, 2001)

Após a morte de um amigo, Bob Garfield visita sua cidade quando era uma criança e começa a relembrar seu passado. Nessa época, quando tinha apenas 11 anos, apareceu em sua vida um senhor misterioso chamado Ted Brautigan. Entretanto, é com a amizade e atenção de Ted que Bobby aprende a ter uma outra visão de seu falecido pai, bem como as possibilidades que a vida lhe oferecia na época. Escrito por William Goldman e dirigido por Scott Hicks.

Filmes

O Último Boy Scout (EUA, 1991)

Eu indico The Last Boy Scout (EUA, 1991) Los Angeles.

laughingtongue
Kingsman 2: O Círculo Dourado (2017)
Ação

Kingsman 2: O Círculo Dourado (2017)

Um súbito e grandioso ataque de mísseis praticamente elimina o Kingsman, que conta apenas com Eggsy (Taron Egerton) e Merlin (Mark Strong) como remanescentes. Em busca de ajuda, eles partem para os Estados Unidos à procura da Statesman, uma organização secreta de espionagem onde trabalham os agentes Tequila (Channing Tatum), Whiskey (Pedro Pascal), Champagne (Jeff Bridges) e Ginger (Halle Berry). Juntos, eles precisam unir forças contra a grande responsável pelo ataque: Poppy (Julianne Moore), a maior traficante de drogas da atualidade, que elabora um plano para sair do anonimato. Dirigido por Matthew Vaughn.

0 Comentário

Sem comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe seu comentário