A Trilha (“A Perfect Getaway”)
Eu indico A Trilha (EUA, 2009) Cydney (Milla Jovovich) e
Em 2014 tive a oportunidade de visitar a sala de projeção do Cinema do Museu, aqui em Salvador, Bahia. Muito legal observar e tentar entender as explicações do projecionista sobre como funciona o projetor de 35mm. Veja mais detalhes.
Nossa lista anual é sempre disponibilizada próximo ao Oscar. Esse aqui é o TOP 10 melhores filmes de 2018, ano passado, para você concordar, discordar ou correr para assistir! Dessa vez tivemos metade da lista com filmes não americanos, sendo 2 brasileiros, 1 mexicano, 1 francês e 1 coreano. Alguns deles possuem resenha aqui no site, é só clicar no título!
Antes de tudo, a começar pelo resumo da trama baseada em fatos reais e sabendo que a direção é de Spike Lee, não precisa de mais nada: em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. É um filme completo, tem momentos leves com um tema forte e um final potente. Spike Lee entrega o melhor filme do ano e consegue trazer essa história para a atualidade como ninguém mais.
Melhor terror do ano, uma salvação para o gênero em 2018 já que o cinema deixou a desejar nesse aspecto. Dirigido por Ari Aster, é uma história bem misteriosa, as revelações são feitas aos poucos e o clima vai ficando cada vez mais sinistro. Assim, temos um grande casamento entre o terror psicológico e o drama com roteiro exemplar.
Alfonso Cuarón dirige um filme delicado, com uma fotografia única e contemplativa. Se baseia em sua própria infância e dedica o filme a Libo, antiga babá da família. Ademais, foi eleito melhor filme do ano pela Associação de Críticos de Los Angeles, indicado pelo México ao Oscar e favorito para todas as premiações na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira.
De John Krasinski. Suspense psicológico, boas cenas de susto, grande metáfora que exprime. Ainda mais, um terror bem criativo e adorado por muitos espectadores. Uma experiência com 90 minutos de tensão.
Juliana Rojas e Marco Dutra dirigem o melhor filme nacional do ano. Fábula, terror, romance e metáfora social com um pouco de musical e arte em desenho. Quem disse que o cinema nacional não tem bons filmes de horror? Nesse sentido, foi uma pena e grande vacilo não ter sido selecionado pelo Brasil para concorrer ao Oscar.
Primordialmente precisamos rir, se divertir e ver pancadaria num filme de herói. Dirigido por David Leitch, essa sequência é um filme extremamente divertido que consegue manter o universo único do Deadpool, fora do contexto tradicional de filmes de herói, com novas piadas e, principalmente, muitos personagens que são bem aproveitados.
De Aneesh Chaganty. Foi a maior inovação em termos de formato para o cinema no ano passado, ao passo que merece estar nesse TOP 10 filmes de 2018. Trama com grandes reviravoltas, um filme que mereceu mesmo ser visto no cinema. Quando sua filha de 16 anos desaparece e as investigações policiais não levam a lugar nenhum, David Kim decide por sua conta descobrir o paradeiro da filha, usando o computador da menina para vasculhar suas fotos e vídeos nas redes sociais em busca de pistas.
Certamente, Gaspar Noé não é para os fracos. Finalmente lançado seu novo filme, uma experiência imersiva onde você não precisa saber dançar, nem precisa experimentar LSD, basta assistir até o final. Um grupo de dançarinos urbanos se reúne em um isolado internato para um ensaio. Na última noite, comemorando os trabalhos, eles notam a atmosfera mudando e percebem que foram drogados, mergulhando assim num turbilhão de paranoia e psicose.
Mais um nacional, melhor ainda que se passa na cidadezinha de Cachoeira, aqui na Bahia! Filme lindíssimo, um privilégio para quem conseguir assistir. Inegavelmente, faz uma homenagem ao cinema e as boas relações de amizade que fazemos em nossas vidas. Ademais, venceu 3 prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes do país. Dirigido por Ary Rosa e Glenda Nicácio.
De Chang-Dong Lee. Representante da Coreia do Sul para o Oscar, mas infelizmente não recebeu a indicação. Durante um dia normal de trabalho, Jong-soo reencontra Hae-mi, uma antiga amiga que vivia no mesmo bairro que ele. A jovem precisa viajar e deixa Jong-soo cuidar de seu gato de estimação enquanto está longe. Hae-mi volta para casa na companhia de Ben, um jovem misterioso que conheceu na África. Aliás, o que vem pela frente é uma atmosfera de surpresas, desconfiança e a forte sensação de que a coisa vai pegar fogo a qualquer momento. Mais um coreano com um final de tirar o fôlego.
Esse é o nosso TOP 10 com os melhores filmes lançados em 2021. Foram 40 filmes pré-selecionados aqui no blog e escolhi os 10 que me causaram as melhores emoções, assim como uma grande satisfação ao término da sessão.
Existem muitos filmes excelentes passados em ambientes fechados, selecionar 10 filmes tensos sobre isolamento ou quarentena não foi fácil. Priorizei nessa lista aqueles filmes que considero menos conhecidos e, além do mais, com alto nível de tensão, horror psicológico ou cenas intensas.
Sem comentários
Você pode ser o primeiro a comentar este post!