Coraline e o Mundo Secreto (“Coraline”)
Eu indico Coraline (EUA, 2008) O filme conta a história
Eu indico Coraline (EUA, 2008) O filme conta a história
Eu indico As Sete Faces de Dr. Lao (EUA, 1964)
Uma viagem de cinema pela Itália onde visitei alguns locais de filmes, inclusive um estúdio de cinema italiano! Aqui você vai saber os locais onde foram rodadas cenas de filmes em diferentes cidades. Sem dúvida, com o GPS ativado, você chega em cada local com facilidade. Nesse sentido, meu percurso passou por Roma, Florença, Arezzo, Cortona, Sirmione e Veneza. Segue um resumo para quem quiser seguir essa jornada quando for à Itália:
Sem dúvida, uma manhã ou tarde no estúdio de cinema Cinecittà é imprescindível. Você visita a parte externa com museus e amostras e ainda pode fazer um tour no estúdio em si.
A saber, existe o espaço aberto, que não faz parte do tour. Ele possui algumas salas compondo uma espécie de museu do cinema italiano: imagens, figurino de personagens famosos (como a roupa utilizada por Anita Ekberg no filme La Dolce Vita), vídeos e réplicas de locais onde foram rodadas cenas de filmes (visitei o interior de um submarino e um cenário de faroeste, por exemplo).
Começando a visita pela área externa
Surpreendentemente, havia uma máquina para você dublar a voz de Marcello Mastroianni numa cena de La Dolce Vita e uma de efeitos especiais na qual é gravada uma cena com você mesmo dentro do filme. Dependendo da época você confere algumas mostras.
Mostras, museu e simulações
Acima de tudo, não deixe de fazer o tour pago, vale a pena mesmo sem entender direito o guia falando em Italiano. Você acessa outros locais do estúdio como o cenário utilizado para filmar cenas representando a Roma antiga (no tempo de Júlio Cesar), a sala utilizada por diretores, a sala do som e do roteiro. Veja também o Teatro Nº 5 que é o maior estúdio cinematográfico da Europa e foi o preferido de Fellini.
Tour pelos estúdios Cinecittà
Ainda em Roma você pode pegar uma sessão de cinema ou simplesmente comparecer ao bairro Villa Borghese para conhecer a Casa del Cinema a Villa Borghese. É um cinema e, além disso, fica num local bem bacana, uma região de parque com muitas árvores e espaço para caminhadas.
Chegando na Casa de Cinema da Villa Borghese
Então, uma visita tradicional à Fonte de Trevi que nos remete à cena de Sylvia e Marcello (Anita Ekberg e Marcello Mastroianni) num dos maiores filmes italianos: A Doce Vida (1960), de Federico Fellini.
Eu na Fontana di Trevi
Acho que eu fiz uma mágica para conseguir sair na foto sem outras pessoas. Certamente é o local mais tradicional possível para a sua viagem de cinema pela Itália.
Ademais, Fellini é bem valorizado em Roma e uma dica de filme é Em Busca de Fellini (2017), o qual você pode conferir nossa resenha clicando neste link.
Com o intuito de aproveitar uma viagem de cinema pela Toscana, recomendo ficar hospedado em Florença porquê de lá fica fácil pegar trem para várias outras cidades da região, você vai e retorna no mesmo dia.
Logo em Florença tivemos o filme Hannibal (2001) e vale uma foto na estátua do javali “Porcellino” (animal que representa a cidade). É fácil encontrar a A Fontana del Porcellino e foi ali que o ambicioso personagem Pazzi (Giancarlo Giannini) lavou suas mãos para se livrar do sangue.
Fontana del Porcellino, centro de Florença
Nas cidades menores da Toscana é bem legal visitar a Piazza Grande (Praça Grande) em Arezzo, do filme A Vida é Bela (1997) e a praça com a escada de pedra do filme Sob o Sol da Toscana (2003) que fica na belíssima cidade de Cortona. A cidade em si é um passeio imperdível.
Preparando postagem na Piazza della Republica, em Cortona (filme Sob o Sol da Toscana)
Inegavelmente, você consegue visitar a praça em Arezzo e dar um bom passeio em Cortona no mesmo dia, pela proximidade das cidades entre si.
Certamente essa cidade é peculiar, está fora dos roteiros tradicionais da Itália. Além de contemplar o fabuloso Lago de Garda, o maior lago da Itália, você vai se recordar de cenas do filme “Me chame pelo seu nome” (2017), provavelmente do cenário mais bonito do filme.
O que levou os personagens Elio e Oliver até lá foi a Grotte di Catullo, local arqueológico com ruínas de uma vila romana. É uma visita imperdível!
Só tive um dia e meio na cidade e fui em busca de uma cena de Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), aquela na qual Indiana explora uma biblioteca em Veneza atrás de uma pista do Santo Graal. Ele acaba parando numa catacumba e saindo no meio desse local: Campo San Barnaba, ao lado da Igreja San Barnaba.
Antes de procurar, saiba que a biblioteca no filme fica dentro da Igreja San Barnaba, mas as cenas na biblioteca foram gravadas em estúdio (a igreja não possui uma biblioteca, eu mesmo entrei para conferir).
Campo San Barnaba, Veneza
Enfim, deixo vocês com o meu vídeo com musiquinha de fundo do filme A Vida é Bela. Foi na minha passagem pela praça em Arezzo onde tivemos cenas do filme.
Espero que tenha gostado e possa usar essas dicas e roteiro para fazer a sua própria viagem de cinema pela Itália.
Rio de Contas é a minha cidade preferida da Chapada Diamantina, que fica no coração da Bahia. Aproveitei a terceira vez que fui na cidade, recentemente, e procurei por espaços e coisas relacionadas com o cinema. E olha que encontrei duas coisas legais! Após descobrir esses vestígios do cinema, a cidade ficou ainda mais encantadora para mim, e percebi que podemos caçar e encontrar essas coisas de cinema em qualquer lugar do Brasil, como se tivéssemos procurando diamantes, como faziam os garimpeiros na região da Chapada Diamantina.
Neste mês de outubro de 2012 o meu blog faz 1 ano. Fico contente em ter cumprido a meta pessoal de postar 3 filmes por mês, não somente indicando, mas também pesquisando bastante para fazer uma postagem com conteúdo, incluindo - da forma mais clara que consegui - a minha visão sobre cada filme. Os filmes favoritos ficam marcados com o ícone da estrela e com o nome "FAVORITOS".
Você sabia que em São Francisco tem um restaurante italiano do Francis Ford Coppola? E que em Los Angeles existe a casa de Mcfly do filme De Volta Para o Futuro? Neste especial, percorremos parte da Califórnia e separamos várias dicas para você fazer uma viagem de cinema.
Sem comentários
Você pode ser o primeiro a comentar este post!